segunda-feira, outubro 05, 2009

Análise crítica do filme: Todos os homens do presidente

Por Andréia Fernandes

Com o intuito de aproximar o jovem acadêmico à sua futura profissão, o professor e jornalista Alexandre Gonçalves presenteou na última sexta-feira (02/10/2009) os alunos do 2º Semestre de Jornalismo do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES) com uma grande aula vídeo, o mesmo trouxe para sala o Filme “Todos os homens do presidente” de 1976.


Além de trazer grandes atores, o enredo conta com várias teorias do Jornalismo e conta um escândalo político que aconteceu no Watergate. O fato aconteceu depois que a Sede do Partido Democrata é invadida por 5 homens, e afim de cobrir o caso (sem dar muito respaldo) o jornal da cidade “The Washington Post” recruta um novato jornalista para cobrir o caso. Nesse momento o jornalismo entra na verdade dos fatos apresentando todo o escândalo.

O escalado é Bob um jornalista novato, que inicia os primeiros contatos afim de cobertura, no entanto Bob é sempre perseguido pelo editor do jornal que aconselha-o que um bom jornalista não pode apenas escrever bem, e sim saber o que escrever. Mais do que trazer toda a rotina jornalística, o filme traz em discussão a corrupção no meio jornalístico, bem como o poder da mídia. Apesar da desconfiança dos mais velhos, Bob cobre com firmeza todo o escândalo e ao chegar no tribunal tenta de todas as formas tirar de um dos advogados as verdades sobre a qual ligação do advogado com os suspeitos.A partir daí, começa a investigar e ir fundo em suas pesquisas e acaba descobrindo muito mais do que poderia imaginar. Entra na história Carl um jornalista mais experiente e especialista em política.

O trabalho apresentado no filme é praticamente raro nos dias atuais, hoje em dia a noticia praticamente corre atrás da imprensa, e Bob e Carl buscaram a notícia onde ninguém enxergava.
Apesar de apresentar algumas linguagens mais cultas e menos entendidas ao nosso cotidiano (e apesar de ter chego atrasada), é explícito o dever de todo e qualquer jornalista: Cobrir a realidade dos fatos. Valeu a pena assistir o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário