segunda-feira, outubro 05, 2009

A Oktoberfest e sua 26ª ilusão

Por Camila Iara Marcos

Estamos em outubro, e o que isso significa para os blumenauenses? Oktoberfest! A maior festa germânica das Américas tem mais 13 dias pela frente, e a previsão é de que os canecos continuem cheios de chopp até o último dia. Pois bem, vamos falar sobre o assunto. A Oktoberfest é uma festa que acontece há 26 anos em Blumenau, mas o que ela realmente significa?


Podemos identificar duas festas em uma só: a festa que realmente é e a festa que deveria ser. Se formos parar pra analisar a divulgação da Oktober dentro e fora de Santa Catarina, é um tanto quanto falso (tudo bem, é muito falso). Esse papo de cultura alemã, “pedacinho da Alemanha no sul do país”, tradições, é tudo muito bonitinho na teoria. Chegando aqui, a coisa não é bem assim. O que nós percebemos são pessoas enchendo a cara de manhã até à noite, só fazendo pausas para algumas horinhas de sono. Os desfiles são meros detalhes, presentes somente para não enganar "totalmente" as pessoas que vêm para Blumenau esperando ver gente de cabelos loiríssimos andando pela Rua XV. Agora você diz: caramba, que menina cética!

Nada contra quem bebe, acredito que a maioria de nós goste de se divertir e beber um pouquinho. Mas essa hipocrisia de ilusionar uma festa tipicamente alemã, que vanglorie a cultura da cidade, é ridícula. Sejamos honestos: é uma festa que visa, em primeiro lugar, a cerveja. A cultura vem depois, e um tanto quanto apagada pelo tempo. Não existe nada de errado em virar algumas canecas de chopp e rir com os amigos, o que irrita é essa insistência em idealizar uma coisa e fazer outra; a mania incorrigível de não admitir o que a Oktoberfest representa de verdade. Vamos fazer uma coisa? Na próxima campanha de promoção da festa, seja lá quem a organize, tenha um pouquinho de bom senso e promova as intenções reais da Oktober: beber, beber mais um pouco e, se houver algum tempinho, beber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário