segunda-feira, outubro 05, 2009

Alimentos orgânicos: questão de saúde

Por Camila de Oliveira

Será que, quando comemos uma fruta ou verdura, estamos realmente ingerindo algo natural e saudável? Na era dos agrotóxicos, é preciso tomar cuidado na hora de escolher os alimentos e saber higienizá-los, pois o perigo pode estar à mesa. Segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), frutas como morango, uva,além de cenoura e pimentão, apresentam índices alarmantes de contaminação por agrotóxicos.


Para escaparmos deste inimigo oculto, além dos cuidados com a limpeza, uma alternativa são os chamados alimentos orgânicos cultivados sem fertilizantes químicos, agrotóxicos, corantes ou conservantes. Os alimentos orgânicos são obtidos de maneira simples, pela ação da própria natureza e tem a vantagem de serem enriquecidos de nutrientes.

O nome orgânico é explicado justamente por essa idéia: eles interagem e são mais bem absorvidos pelo nosso organismo. Dentre os vários benefícios da alimentação orgânica está o processo de purificação do organismo que ela proporciona, levando a uma melhora de problemas hepáticos e gastrointestinais, os mais comuns gerados pelas químicas e por outras substâncias artificiais contidas nos alimentos normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário