quarta-feira, novembro 18, 2015

O jornalismo na era da internet 2.0

Por Francieli Corrêa

O avanço da internet interfere de forma direta na vida das pessoas, tanto nas atividades de cunho pessoal quanto no próprio trabalho. Nos últimos 20 anos o acesso da população brasileira ao mundo digital aumentou de forma significativa. Uma pesquisa realizada pela Nielsen Ibope mostra que no primeiro trimestre de 2015, 68,4 milhões de pessoas acessaram a internet pelo smartphone.

O aparelho portátil já é muito mais utilizado do que o computador, o que se justifica pela facilidade do acesso, estando literalmente ao alcance das mãos. A pesquisa também mostra que 10 % dos consumidores de diários de notícia não se incomodariam em pagar para ler conteúdo jornalístico nas através do celular.

As ferramentas on-line tornaram-se importantes aliadas das grandes empresas e hoje é possível resolver problemas do escritório, pagar contas e até mesmo divulgar o trabalho através dos aplicativos e redes sociais.

Com o jornalismo não poderia ser diferente, já que grande parte do público consumidor de conteúdo migrou para o mundo digital, prova disso é que hoje mais de 50% dos lares possuem internet em casa. Esse crescente aumento de pessoas conectadas traz a necessidade de que tanto as grandes empresas jornalísticas quanto os jornalistas que escrevem de forma autônoma procurarem readequar-se às novas formas pedidas pelas ferramentas, como redes sociais, e demais plataformas da internet.

Se atualizar, se possível ao passo que acontece as mudanças tecnológicas, é fundamental para qualquer profissional de jornalismo, visto que as novas ferramentas de divulgação de notícia pedem um texto diferente dos demais veículos de comunicação, além de uma boa escrita, excelência na hora de tirar as fotos e gravar os vídeos - complementos essenciais para a notícia divulgada na web.

O jornalista que escreve para os meios on-line assume grandes responsabilidades, que se bem atendidas, tornam-se o seu diferencial. Isso porque a internet ofereceu ao mundo a possibilidade de divulgar informações e responder a elas de forma muito rápida e acessível.

O conteúdo compartilhado oferece dinamismo e torna possível que qualquer pessoa que tenha acesso a um aparelho de celular ou computador realize o papel que antes era exclusividade do profissional da informação. Cabe ao jornalista, agora, assumir o papel de mediador do que é veiculado, filtrando as informações. A credibilidade se torna palavra de ordem na vida de quem escreve a notícia e a opção dos leitores mais exigentes que buscam notícias confiáveis.

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