quarta-feira, novembro 18, 2015

Entre o céu e inferno: os benefícios e crimes gerados pela internet

Por Sidnei Batista

Como saber usar a internet da maneira correta? Essa é uma resposta que muitos acreditam ter na ponta do lápis, mas não é tão simples quanto parece. Em meio a várias redes sociais, a vida pessoal fica em plena exposição. Todos se tornam pessoas públicas e situações privadas podem acabar vazando. Mas, acredite, essa proliferação de algo comum pode ser melhor do que parece. Esse é o caso, por exemplo, dos garotos Marcos e Leandro, de Taió, que gravaram um vídeo de uma descida de morro com um carrinho de rolimã e ganharam fãs em todo o país.

Outro bom exemplo da venda positiva da internet está aliado a questão de divulgação de problemas sociais. Em janeiro de 2015, uma mãe gravou um vídeo implorando ajuda ao seu filho, no Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC). O conteúdo foi postado no Youtube e visto por mais de 10 mil pessoas. A repercussão impulsionou, inclusive, os holofotes da imprensa da região. Pouco tempo depois, a instituição emitiu nota mostrando conhecimento da causa e afirmando já ter atendido o paciente com os cuidados necessários.

O contraponto dessa história é a repercussão negativa das informações. Nos últimos dias, uma mulher com nome não divulgado oficialmente, se jogou da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O fato se tornou destaque, em questão de horas, em todo território brasileiro. A gravação amadora foi feita, postada no Facebook e, posteriormente, compartilhada em grupos de Whatsapp. A situação gerou um incomodo familiar devido a exposição de imagem.

Em todas as possibilidades de crimes virtuais sempre há um caso para se relatar, mas nenhum supera a pedofilia na internet. Há caso em inúmeras cidades catarinenses e tudo inicia dentro do ambiente virtual. Na internet crimes audaciosos são planejados friamente e sabem o caminho certo para o convencimento das vítimas. Em setembro, um homem de 51 anos tentou aliciar uma criança de 12 anos, em Guaramirim. Através da neutralização virtual, a Polícia Militar conseguiu evitar o fato com uma ação em flagrante. No entanto, esse não é o fim de todos os jovens e com a facilidade de acesso as redes sociais, especialistas apontam que a tendência é de um aumento nos casos. Na dúvida, todo cuidado se torna pouco na luta contra o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário