quarta-feira, novembro 11, 2015

A tradição do desfile da Oktoberfest

Por Sidnei Batista e Sabrina Santos. 


Uma cidade apaixonada por desfiles. É desta maneira que pode ser descrita um pouco da tradição do povo blumenauense. Essa história é antiga e começou a ser conduzida com um pilar: a Oktoberfest. A festa criada em 1984, passados mais de 31 anos, proporciona emoção, sorrisos e momentos jamais esquecidos. Em 2015, Blumenau presenciou cinco desfiles e todos foram sucesso de público. Mais do que um aperitivo às comemorações nos pavilhões, o fato projeta a união de gerações e prova a boa receptividade da cultura alemã.

Não é uma ocasião comum. A Oktoberfest é um evento que você pode ver de perto crianças misturadas ao enredo de uma festa regada a muito chope. Mas quem pensa que isso pode ser ruim está equivocado. Trata-se de cultura. Os ‘fritzinhos’ e as ‘fridinhas’ são figuras asseguradas em todas as edições. Os pais ficam todos felizes pelo segmento cultural e os turistas arregalam os olhos para a beleza da diversidade de informações. A capital do chope no Brasil também se transforma num encanto de belezas inexplicáveis.

A confraternização das famílias é um dos objetivos dos desfiles, mas neles são possíveis encontrar outras situações que não se vê diariamente. Um paulista bebendo ao lado de um capixaba. Um joinvilense rindo como se fosse melhor amigo de um carioca. São fatos que podem passar despercebidos, mas se transformam na essência da Oktoberfest. Em outubro, Blumenau não se transforma apenas na festa do chope, mas sim na capital dos sorrisos e alegria do país. Carlos Silva, turista carioca, já deixa a sua agenda confirmada para em outubro se deslocar até Blumenau.“Na rotina você vivência muita coisa, mas para ter como aguentar isso tudo é preciso ter combustível. Esse motor para mim é a Oktober. Já deixo reserva e tudo pronto e só deixo de vir em caso extremo”, explicou.

O desfile sempre tem uma hora programada e divulgada antecipadamente para o seu início, mas a aglomeração de pessoas ocorre muito antes. O melhor olhar sempre é a procura de quem define o evento na sua agenda. Há quem prefira contrariar essa regra e ficar no meio do tumulto e se essa for a escolha o caminho é seguir para as redondezas do popular Bar do Tunga. Situado ao lado da loja Havan, o bar se destina como o caminho de turistas e foliões locais. Na turbulência do momento é difícil quem aceite conceder uma entrevista. Eliete Vurzler, por exemplo, esteve ali nessa edição e já compareceu em outros anos. “Sempre venho aqui, pois o local é central para o desfile e você consegue ter uma real dimensão do que é a festa. Aqui você pode ver um pouco de tudo”, afirmou.

Não é Carnaval, mas os desfiles da festa blumenauense também contam com carros alegóricos que atraem olhares e ficam marcados. Esse é o caso do carro da linguiça, por exemplo. Bem diferente dos nomes conhecidos popularmente, os temas são definidos pela comissão organizadora. Alguns deles, são: campo e lavoura, agrícola cervejeira, carro da realeza e carroça distribuição de flores. Um atrativo acaba sendo a presença do Vovô e Vovó Chopão e o ritmo contagiante de músicas como “zig-zag, zig-zag, hoi, hoi, hoi”. A edição de 2015 chegou ao fim, mas a próxima já inicia a contagem regressiva. Está certo que vai demorar, mas para quem gosta de um bom momento de alegria o tempo não impedi nada.

Confira um pouco do ultimo desfile da Oktoberfest 2015 (24/10):

Nenhum comentário:

Postar um comentário