Por Suelen Eskelsen
As ferramentas na internet se modificam em uma velocidade frenética e com isso surgem novas possibilidades para qualquer tipo de negócio. A cada ano, o acesso às redes sociais cresce mais e essa força já alcança do mercado e da política. Mesmo assim, o meio digital pode se tornar um vilão quando não é utilizado da forma correta. Além do preparo são necessárias várias técnicas para continuar se atualizar e é claro, criar novos meios para divulgação de informações.
![]() |
Foto: Divulgação |
Na política os candidatos têm utilizado diversas técnicas de campanhas digitais, criação de perfis em redes sociais e sites. Para que renda um bom retorno é preciso investir em pessoas capacitadas, que farão a produção de conteúdo ter valor. Apesar de trabalhar com comédia, o Deputado Federal Tiririca foi o mais votado do Brasil no ano de 2010. Alguns especialistas dizem que o resultado fez parte do chamado voto de protesto. Mesmo assim, são necessárias diversas ferramentas digitais para que o candidato fique conhecido com o atual cargo. Ele tem apostado na propaganda eleitoral pela internet. Antes do guia eleitoral, Tiririca já tinha um site próprio que utilizava para divulgar seus vídeos sobre a experiência como deputado.
Tiririca já passou por diversos conflitos na carreira política. Esse ano teve um vídeo de sua campanha retirado do Youtube, por fazer uma paródia com a música de Roberto Carlos. Mas, que voltou novamente a circular, além de sucesso que obteve pelo Whatsapp. No Twitter, Tiririca possui mais 214 mil seguidores, em sua página do Facebook mais de 50 mil curtidas, em seu canal no Youtube possui mais de 500 mil visualizações, além da repercussão de seus videos que circulam em outras mídias sociais.
No Brasil, além das mídias sociais, diversos aplicativos para celulares foram lançados, para auxiliar o eleitor na hora da votação. O aplicativo oficial do Tribunal Superior Eleitoral “Candidaturas” traz a lista de todos os candidatos do país, mas apenas com informações básicas sobre cada político. O aplicativo “Acordei” exibe a ficha financeira e criminal dos candidatos. O aplicativo “Candidatos” traz um histórico de todos os candidatos à presidência e uma lista de quem os eleitores pretendem votar. Outro aplicativo que se tornou bem procurado é o “Ficha Suja”, que revela se o candidato tem ou não a ficha suja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário