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O modo de se transmitir, consumir e produzir informação não será mais o mesmo e nunca será sempre igual. A internet é a principal transformadora do cotidiano das pessoas e as novas tecnologias, que surgem com cada vez mais frequência, fazem com que os veículos de comunicação encontrem formas para se adaptarem ao meio online.
A convergência midiática se faz presente em jornais impressos que possuem versões online e perfis em redes sociais como o Facebook e o Twitter. Rádios e canais de televisões com páginas na internet onde são disponibilizados áudios e vídeos com a informação que antes era imediata e não podia ser deixada para ouvir ou ver depois.
Os blogs, assim como as diferentes mídias sociais, são ferramentas imprescindíveis do Webjornalismo e permitem que qualquer pessoa, jornalista ou não, possa se tornar produtor de conteúdo. Postagens, fotos, vídeos amadores e até mesmo comentários fazem do usuário um transmissor de conteúdo.
Logo, a forma de se consumir informação ocorre de forma cada vez mais rápida e a instantaneidade é uma característica fundamental no Jornalismo Online. A tendência, portanto, é a agilidade, chegando ao jornalismo em tempo real.
Mas a era 2.0 não revolucionou apenas o Jornalismo, mas sim, todas as profissões. O mercado de trabalho está muito mais flexível com relação às jornadas e aos postos de trabalho. Atualmente, o local de trabalho pode ser a própria casa e o horário não é mais aquele de oito horas diárias.
As tecnologias permitiram o acompanhamento e monitoramento de projetos à distância, sem ser necessário que o funcionário esteja presente. E para quem é autônomo, mas não se sente à vontade de trabalhar em casa, ele pode dividir o mesmo espaço com outros profissionais que trabalham de maneira independente.
Enfim, as possibilidades que o meio digital oferece são infinitas. Basta saber utilizá-las de forma inteligente, profissional e competente.
Por Laís Martine Holetz Brandes
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