![]() |
Foto |
Terno, gravata e cabelo penteado com gel não são tão exigidos nos dias atuais, o avanço tecnológico no mercado de trabalho facilitou o cotidiano de todo profissional. É possível perceber muitas pessoas, empregadas, que optam por trabalhar em casa para gerar resultado para a empresa, enviando informações e acertando negócios através da rede.
No jornalismo, não é diferente, podemos ver a crescente mudança. Antes encontrávamos com freqüência um gravador, caneta e um bloco de anotações nas mãos dos repórteres, sendo necessário o deslocamento para conseguir apurar notícias, hoje, o cenário é diferente, o repórter não precisa sair do lugar para ter sua pauta e fonte, podendo tê-las com apenas alguns cliques de forma ilimitada, porque o mundo virtual te faz ter o mundo dentro de uma sala 3x4.
Além da praticidade e comodidade, esta nova era digital trouxe profissionais especializados, estes profissionais apenas precisam escrever bons textos e o funcionamento das redes sociais.
Para nortear, podemos utilizar como exemplo as notícias policiais, anteriormente o profissional da comunicação era obrigado ir até a delegacia para poder apurar algum fato, hoje é possível apurar as informações através de sites e perfis da entidade no Facebook. As divulgações passaram a ser instantâneas, gerando interatividade com o público em tempo real.
Em suma, o surgimento do jornalismo digital facilitou a vida do leitor, o que antes era necessário enviar uma carta para manifestar opiniões aos jornais, com esta interatividade, os comentários podem ser incluídos nas páginas das redes sociais em que se encontra a notícia. Cada vez mais evoluímos para melhor comunicarmos, e é nossa função acompanhar esta mudança. O mundo segue seu curso em evolução e não precisa se enquadrar aos nossos padrões, mas nós precisamos evoluir junto com ele e se enquadrar em seus novos padrões.
Por Aline Otto
Nenhum comentário:
Postar um comentário