quinta-feira, setembro 26, 2013

Fenômeno eleitoral com sabor de rede social

Diariamente, Manuela interage com o público via redes sociais, como o twitter
Foto: manuela.org.br
A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) pode ser considerada um fenômeno eleitoral na nova era da política brasileira. Seu histórico de participação nas eleições proporcionais de 2006 e 2010 comprova a afirmação: a parlamentar foi campeã de votos na corrida para a Câmara dos deputados no Rio Grande do Sul e uma das mais votadas do país. Nas redes sociais o fenômeno de popularidade se repete: no twitter, Manuela alcança os invejáveis 79.986 seguidores, com uma média de 12 postagens diárias durante o mês de setembro.



Em sua fan page no facebook a movimentação não é diferente. Com 27.452 curtidas, a deputada de 32 anos movimenta sua página com publicações a respeito de seu partido e de sua atuação no Congresso e nos movimentos sociais. Já o seu perfil dentro da mais popular mídia social do Brasil não conta com uma atualização constante, reduzindo-se mais a postagens de amigos com assuntos indiretamente relacionados ao mandato da parlamentar.

Mas é no twitter que Manuela se destaca por suas interações com seu público. Constantemente, a deputada publica mensagens em tons verdadeiramente intimistas, incluindo brincadeiras em respostas que concede a seus seguidores.

Enquanto boa parte da classe política no Brasil ainda engatinha no mundo digital, outra parcela aproveita a oportunidade para desenvolver uma forma de relacionamento mais instantânea e dialógica, caso de Manuela D´Ávila, que, ao menos no quesito interação com o público, apresenta provas de como manter vivo o fenômeno que se habituou a encontrar nas urnas.

Por Arnaldo Zimmermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário