quarta-feira, setembro 25, 2013

A comunicação massiva e a interatividade

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É inegável que a internet tenha sido a principal transformadora na forma de se transmitir, construir e consumir informação. Na era da internet é imprescindível que os veículos de comunicação tradicionais encontrem novas  formas de se adaptar ao meio online. Na busca pelo aperfeiçoamento e eficácia, o jornalismo tenta absorver novas tecnologias.

Hoje todos os meios de comunicação estão presente no ciberespaço. Jornais impressos com versões digitais, telejornais e rádio que disponibilizam o vídeo ou o áudio em páginas virtuais . Essa possibilidade de encontrar as mais diferentes mídias na internet, é chamada de convergência midiática.



As diferentes redes sociais, como o Facebook e o Twitter também contribuíram para inovar as formas de transmitir,  produzir e consumir informação. Atualmente, qualquer um pode se tornar produtor de conteúdo. Esse é o principal diferencial do Webjornalismo.  A contribuição na produção de informação pode se dar através de blogs, postagens em perfis nas redes sociais ou mesmo comentando outras postagens. Também podem contribuir com a produção de conteúdo os vídeos amadores feitos por pessoas munidas de uma câmera digital ou mesmo um celular, e postados no Youtube. Fotos que registram um flagrante de determinada situação, também transmitem informação.

Aliás, as redes sociais se tornaram fundamentais para os diferentes meios de comunicação. A notícia chega com muito mais agilidade e o alcance aumenta a medida que uma mesma informação é compartilhada por vários usuários.

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Como na internet a mensagem chega aos receptores de uma forma praticamente instantânea, podemos chamar essa forma transmitir e produzir conteúdo para o meio online de jornalismo em tempo real.

Mas com a facilidade de publicar informações na internet, o jornalista carrega a função de “filtrar” o conteúdo e dar confiabilidade à notícia. Não a toa, os conteúdos de maior credibilidade que circulam no ciberespaço estão vinculados a algum veículo de comunicação. Mesmo em um meio diversificado, o jornalista e o jornalismo continuam na papel de mediadores e portadores de legitimidade e credibilidade de conteúdo.

Nesse aspecto, entra em discussão a ética jornalística
já que, na ânsia de passar a informação com exclusividade e agilidade, informações equivocadas podem aparecer. A pressa não pode impedir que o jornalista cumpra seu dever de checar informações.

Esse pequenos deslizes costumam ser perdoados devido ao pouco tempo de edição. No entanto, a qualidade da informação deve ser preservada independente da evolução dos meios e da tecnologia.

Por Laís Martine Holetz Brandes

Um comentário:

  1. adorei sua postagem, muito bem colocado os temas de jornalismo em tempo real, midia e ética jornalistica .

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