quarta-feira, novembro 14, 2012

Consumismo é sinônimo de classe C?

estabilidade econômica dos últimos sete anos permitiu que aproximadamente 30 milhões de brasileiros saíssem da pobreza para entrar na classe média. Trata-se da emergente classe C, que representa 54% da população e é formada por indivíduos com renda média entre R$ 800,00 e R$ 2.200,00. Sua crescente entrada no mercado consumidor tem sido preocupação de ambientalistas e tema de diversas pesquisas.

É  preocupação de ambientalistas e ONG’s que o comportamento econômico da emergente classe C não se reflita em consumismo e degradação ambiental.

O cenário futuro não é animador. O estudo “A Evolução da classe média e o seu impacto no varejo” divulgada em 29 de fevereiro de 2012 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)  revela que o aumento do consumo percapita (por pessoa) das famílias brasileiras das classes C e D será de quase 50%.  De acordo com estudo do instituto Data Popular baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo da classe C deve subir 7% ao ano.

Segundo relatório anual do Worldwatch Institute, o culto ao consumismo pode acabar com todos os avanços das ações governamentais em direção ao combate das mudanças climáticas.

Eventos pautados pela ecologia, como a Rio + 20, que acontecem no Brasil, procuram trazer para dentro do país questionamentos ambientais e o consumo consciente.  Porém, eles não vêm sendo compreendidos e valorizados pela a classe C por conta de sua dificuldade de assimilação. Esse segmento social se preocupa com a questão da qualidade do produto somente quando isso significa algum tipo de economia, não quando isso significa preservação. Este consumidor quer se preocupar com seu dia a dia. Ele não tem a intenção de salvar o mundo.

Essa aparente falta de consciência deve-se ao fato de o crescimento da classe C ter acontecido de forma muito rápida, apenas no aspecto financeiro. As limitações culturais permanecem e, com elas, as limitações de compreensão de conceitos refinados como o da sustentabilidade.

Para que a melhora do poder aquisitivo da classe C não seja uma  uma ameaça potencial ao futuro do planeta, é necessário que esse setor tenha acesso à cultura e à educação. Somente através da informação, da reflexão e da consciência é que poderemos ter uma sociedade ecologicamente viável.

Por Paula C. Laun

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