quarta-feira, novembro 07, 2012

Adeptos da cultura oriental ganham espaço em Blumenau

Por Suellen Venturini


Gustavo Schaff mora em Blumenau
Fantasias, mangás, desenhos animados e bandas japonesas. Essas são algumas atrações para Otakus,  termo usado para denominar fãs da cultura oriental. E se você pensa  que pessoas ligadas  no que rola no outro lado do mundo só se agrupam  em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, saiba que aqui, em Blumenau,  o grupo de Otakus é grande.  Eles têm vestido a camisa do movimento e vêm participando e organizando eventos para difundir a  cultura oriental na cidade.

O despertar do movimento  foi no ano passado, com uma festa temática, o Otaku Music Fest, festival que reuniu bandas de J-Music em Blumenau.

Veja apresentações de bandas neste e neste link



O público compareceu, mas o movimento Otaku ainda estava tímido. O destaque veio com a N3rdcon (agora NerdExpo),  evento até então inédito em Blumenau, que aconteceu em março deste ano. O encontro contou com palestrantes como Sidney Gusmam
e blogueiras reconhecidas do mundo Otaku, além de atividades como desfile de Cosplay – pessoas que imitam personagens com fantasias – , gravação de podcasts , venda de artigos orientais, games e suvenires como você pode ver no vídeo:


Participantes do AniQuest


Depois desse start, já aconteceram dois eventos importantes para os Oktakus na região: O Animesports, em setembro, onde Otakus forma premiados em campeonato de videogame e concurso de Cosplay, assistiram shows de bandas temáticas como essa e compraram  artigos e comidas orientais por dois dias na Escola Luiz Delfino, no Centro de Blumenau. Em outubro foi a vez do AniQuest, evento similar ao Animesport que aconteceu em Itajaí. Nesse, o foco era o lazer dos Otakus mas também teve venda de artigos orientas e concurso de Cosplay.

Na Oktobesfest, também em outubro, além da música alemã,  ressoou pela cidade a melodia de Gangnam Style, do cantor oriental Psy. A música  chegou a ganhar uma paródia feia pela banda Vox3 com o nome Sexy Frida. Uma ponte entre o mundo oriental e a festa típica alemã. Seria um sinal de que os blumenauses estão entrando mesmo na onda oriental?

Nenhum comentário:

Postar um comentário