Por Adriano Lins e Guilherme Puerari.
A Oktoberfest é conhecida como a maior festa alemã das Américas, além disso, possui inúmeras peculiaridades, presentes em sua gastronomia, chopp, cervejas artesanais, música e dança. Os desfiles realizados na Rua XV de Novembro, são um estopim para a folia começar, onde tradicionalmente abre as festividades da Oktoberfest, e durante os dias de festa, levando toda a cultura da Blumenau às pessoas.
![]() |
Foto: Guilherme Puerari |
A multidão que acompanha os desfiles se espalha pela Rua XV, porém existe um lugar onde o calor humano fica maior, onde trafegar um trecho de 20 metros se multiplica em quilômetros, devido à concentração de foliões presente.
O motivo dessa concentração é o tradicional Tunga, um barzinho super animado, que oferece aos oktoberfesteiros cervejas artesanais e marcas tradicionais, uma parada obrigatória para encher o tanque, e manter a animação até ir para o Parque Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest.
Estar no Tunga, é conhecer o Brasil em poucos metros quadrados, é possível conhecer pessoas de todos os cantos do país, inúmeros sotaques, diferentes vestes, diferentes torcidas, denotada pela imensidão de jovens com camisas de clubes de futebol, mais se tratando desta paixão nacional, chega a ser espantoso, como camisas diferentes se confraternizam, com um mesmo ideal, que é aproveitar a festa.
As músicas alemãs ecoam pelos vários sotaques, e não importa de onde os turistas vieram, nesses dias todos são nascidos na Oktoberfest, todos que estão no Tunga, querem é se divertir, aproveitar o que a festa têm de melhor, a alegria e o chopp que faz essa galera cantar 1, 2, 3,4... barris de chopp é muito pouco pra nós.
Para explanar com calma o que representa o Tunga para a Oktober, escutamos um minuto de trabalho do Evaldo da Cunha, garçom da choperia. Quem também falou sobre como fica o bar foi Silvio Mário Nuhs, o proprietário do estabelecimento. Ele fala sobre como inicio a "vibe" dos festeiros ali, os objetos que são encontrados e a geração de empregos no período da festa.
O calor da festa, e o fervor dos festeiros pode ser visto no vídeo abaixo, na quarta feira, dia 10 de outubro, primeira noite de festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário