quarta-feira, outubro 17, 2012

Desfile de abertura da 29ª Oktoberfest é alegria, emoção e tradição


Por Paula C. Laun

Foi com o tema "Venha para a festa alemã mais esperada das Américas" que aconteceu o desfile de abertura da Oktoberfest Blumenau na quinta-feira, dia 10. Mais de 2.800 figurantes, 16 carros alegóricos e 105 atrações fizeram parte do primeiro desfile da festa.

 A rua XV de Novembro, no centro da cidade, foi interditada para a realização do evento.

Os grupos formadores do desfile tiveram a missão de mostrar um pouco da cultura, história e tradição blumenauense. Eles foram divididos por temas: Abertura, Isto é Oktoberfest, Nossa Cultura, Celebrando a História, A Gastronomia, A Arte, Aos Turistas, A Família, A Festa, Encontro de Amigos e Vamos à Oktoberfest Assim.

Além da alegria contagiante, das músicas tradicionais e dos trajes típicos, estiveram presentes grandes sucessos musicais do momento, como “Gangnam Style” e sua paródia “Oktoberfest Style”, gravada pela banda Vox 3.

A emoção tomou conta quando o carro alegórico que levava o ex-prefeito de Blumenau, Dalto dos Reis (PP) e sua esposa, apareceu na rua. Dos Reis é considerado criador da Oktoberfest, que surgiu como reação da população da cidade ao trauma decorrente das inundações de 1983 e 1984. Em abril deste ano, o ex-prefeito passou por uma delicada cirurgia cardíaca, após aproximadamente um mês de internação. Sua aparição na festa foi uma prova de sua superação, muito aplaudida pelos blumenauenses presentes que o conheciam. Sentados em duas cadeiras especialmente montadas para acomodá-los, Dos Reis e sua esposa distribuíam sorrisos e acenos para todos os presentes.

O desfile teve duração aproximada de uma hora e meia. Confira o vídeo uma coletânea com os melhores momentos do evento:




Muitos integrantes aproveitaram o clima animado do desfile e foram direto para a festa, onde presenciaram sua abertura e a sangria do primeiro barril de chope feita pelo prefeito João Paulo Kleinübing na presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, e demais autoridades.

Com o incentivo ao uso do traje típico, que garante a entrada gratuita na  festa, vem-se observando, ano após ano, a crescente quantidade de blumenauenses e turistas trajados. Enquanto em 2011 28% do público da Oktoberfest usava trajes germânicos, em 2012 esse número subiu para 35%. Para uma tradição que era inicialmente presente apenas nos desfiles das primeiras edições da festa, esse aumento foi retrato de uma crescente popularização. Hoje quem desfila aproveita seu traje também durante a festa, contribuindo para que ela tenha um aspecto ainda mais europeu.

A 29ª Oktoberfest segue até o dia 28 e terá ainda mais cinco desfiles oficiais no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário