Até a noite de quarta-feira (5), o sistema oficial de candidaturas, o DivulgaCand 2012, já havia contabilizado informações sobre 17.632 pedidos de registro de candidatos das eleições municipais em Santa Catarina. Deste total, 697 são para o cargo de prefeito, 703 para vice-prefeito e 16.232 para vereador.

A supremacia masculina tem diminuído quando o assunto é a vida pública. Em 2008, 38 mulheres se candidataram ao cargo de vereadora, número que representava 20% do total de 190 nomes. Já em 2012, 63 lideranças femininas concorrem ao Legislativo, contra 141 homens. A representação das candidatas é superior a 29,5% do total de 204 candidaturas.
Mesmo com a pressão pela ampliação no número de vagas, polêmica que dividiu os parlamentares no ano passado, a legislatura 2012 terá as mesmas 15 vagas na Câmara.
Com o aumento da presença feminina, do número de candidaturas e a estagnação do número de cadeiras no Legislativo, os candidatos têm apostado em diferentes alternativas para chamar atenção do eleitorado. As propostas vêm acompanhadas de animais, jingles criativos, blogs e até vídeos no youtube. Mas, as maiores aliadas dos candidatos são as redes sociais. E essa interatividade só é possível graças à Internet.
![]() |
Evelin Huscher |
Caroline Rhenns, do Partido Progressista (PP) é a candidata mais jovem ao cargo de vendedora, com 20 anos. Ela usa seu perfil no facebook para divulgar seu vídeo exibido durante o horário eleitoral e sua ficha no portal das Eleições 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário