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Cada vez mais os candidatos usam as mídias sociais na internet para campanha |
Nas candidaturas majoritárias, ou seja, para prefeito, o reduzido número de candidatos e o tempo maior para apresentação no rádio e na televisão acabam facilitando a exposição junto a população. Mas essa realidade não é a mesma quando se trata dos candidatos a vereador. Nesse contexto, além do uso dos costumeiros materiais de campanha como placas, carros de som, adesivos e panfletos, surge com grande força o uso da internet como canal de 'multiplicação' do horário eleitoral gratuito.
Alguns candidatos, como o vereador Vanderlei Paulo de Oliveira (PT) e a vereadora Helenice Glorinha Machado Luchetta (PSDB), estão cientes disso e utilizam este novo espaço para fazer campanha. O vereador petista, Vanderlei, tem uma utilização ampla das mídias sociais. Em sua cartela de contatos estão página pessoal e fanpage no facebook , conta no twitter, youtube e flicker, site de mandato e hotsite de campanha. Já a tucana, Helenice, utiliza uma página pessoal e fanpage no facebook, além de manter um blog.
Entre os diversos candidatos, um que parece não estar conectado com a nova realidade é o candidato conhecido como Latinha, José Ouriques, do Partido Trabalhista Cristão (PTC). Disputando sua sexta eleição desde o ano 2000, entre elas uma candidatura a prefeito quando obteve 509 votos, Latinha entra nesta campanha sem perceber a importância da internet. Sobretudo para um partido pequeno como o PTC. As ferramentas de busca como o google apontam para um perfil básico do candidato fornecido por sites de transparência política, além de dois vídeos no youtube, contendo a reprodução de seu horário eleitoral deste ano e um outro vídeo de gosto duvidoso.
Por Marlon Thiago Dumke
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