quarta-feira, setembro 12, 2012

Multiplicação do Horário Eleitoral

Em 2010, durante as eleições gerais, o Brasil assistiu um espetáculo na utilização das mídias sociais como mais um instrumento de campanha eleitoral. Não existem dados quantitativos ou qualitativos para demonstrar quanto e como o uso da novas mídias, entre elas sites/hotsites, twitter, facebook e orkut influenciaram na escolha dos eleitores. A única certeza é que para o eleitorado está cada vez mais acessível o contato com os candidatos.

Cada vez mais os candidatos usam as mídias sociais na internet para campanha
Este ano em todo país haverão eleições para escolha dos prefeitos e vereadores, que irão estar a frente do executivo e legislativo municipal a partir de 2013. Em Blumenau pouco mais de 230 mil eleitores irão às urnas para escolher entre quatro candidatos a prefeito e 203 candidatos disputando 15 vagas na câmara de vereadores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas candidaturas majoritárias, ou seja, para prefeito, o reduzido número de candidatos e o tempo maior para apresentação no rádio e na televisão acabam facilitando a exposição junto a população. Mas essa realidade não é a mesma quando se trata dos candidatos a vereador. Nesse contexto, além do uso dos costumeiros materiais de campanha como placas, carros de som, adesivos e panfletos, surge com grande força o uso da internet como canal de 'multiplicação' do horário eleitoral gratuito.

Alguns candidatos, como o vereador Vanderlei Paulo de Oliveira (PT) e a vereadora Helenice Glorinha Machado Luchetta (PSDB), estão cientes disso e utilizam  este novo espaço para fazer campanha. O vereador petista, Vanderlei, tem uma utilização ampla das mídias sociais. Em sua cartela de contatos estão página pessoal e fanpage no facebook , conta no twitter, youtube e  flicker, site de mandato e hotsite de campanha. Já a tucana, Helenice, utiliza uma página pessoal e fanpage no facebook, além de manter um blog.

Entre os diversos candidatos, um que parece não estar conectado com a nova realidade é o candidato conhecido como Latinha,  José Ouriques, do Partido Trabalhista Cristão (PTC). Disputando sua sexta eleição desde o ano 2000, entre elas uma candidatura a prefeito quando obteve 509 votos, Latinha entra nesta campanha sem perceber a importância da internet. Sobretudo para um partido pequeno como o PTC. As ferramentas de busca como o google apontam para um perfil básico do candidato fornecido por sites de transparência política, além de dois vídeos no youtube, contendo a reprodução de seu horário eleitoral deste ano e um outro vídeo de gosto duvidoso.

Por Marlon Thiago Dumke

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