quarta-feira, setembro 26, 2012

Convergência midiática x Credibilidade

Por Juliane Mateus Costa

A convergência midiática trata-se de  um conceito desenvolvido por Henry Jenkins que designa uma tendência onde os meios de comunicação estão aderindo a tecnologia para poderem adaptar-se a internet e ao novo e mais veloz estilo de vida do seu público. É neste momento que as mídias jornalísticas também aliam-se a tecnologia e começam a disponibilizar o seu conteúdo na internet.

Em muitos casos como em jornais, revistas e rádios que aderiram à onda de disponibilizar a notícia em sites, o jornalismo em tempo real acontece como nunca. A convergência midiática vem para somar, um exemplo disso é o rádio que com o advento da internet ganhou maiores proporções e tem o alcance mundial com as web rádios.

Mas como nem tudo são flores, um problema que esta revolução toda trás ao público é a incerteza da veracidade dos fatos publicados, ou pelo menos deveria ser uma das preocupações, já que na rede qualquer pessoa pode disparar uma notícia, seja ela falsa ou verdadeira, completa ou incompleta. Neste caso cabe também ao leitor criar “filtros” e acessar sites de notícias onde tem a certeza que a ética jornalística é praticada. Onde o veículo valida a notícia antes de repassá-la ao mundo virtual.

Afinal, não há como negar ou impedir que os usuários possam publicar ou até mesmo repassar qualquer tipo de informação na rede, mas por outro lado, os jornalistas devem estar preparados para serem os portadores da legitimidade e credibilidade necessária pra dar valor ao conteúdo publicado na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário