quarta-feira, novembro 30, 2011

Fim de ano aumenta o número de vagas de emprego

As festas de fim de ano movimentam o comércio e a indústria em geral. Com o aumento das vendas e do movimento, o número de oportunidades de trabalho cresçe, pois as empresas precisam contratar mais mão de obra para suprir a alta demanda de clientes.

Segundo a Arsettem (Associação Brasileiras das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), a expectativa é de que sejam abertas 147 mil vagas de empregos neste fim ano, o que corresponde a 5% mais em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria das vagas são de empregos temporários.

Trabalhar como temporário é uma boa oportunidade para quem está desempregado, pois, além de adquirir experiência em diversas áreas em um período curto de tempo, ainda existe a possibilidade de efetivação. De acordo com a Asserttem, em média, 30% dos profissionais que são contratados como temporários acabam sendo incluídos no quadro efetivo da empresa.

Em Blumenau a situação não é diferente. Basta andar pelas ruas centrais da cidade, para ver os avisos de seleção de vagas temporárias. Mas, contratar profissionais em Blumenau não é tão fácil assim. O município tem um índice de desemprego menor que 3%, ou seja, a maioria dos profissionais qualificados já estão empregados. E com a chegada do fim do ano o problema se agrava.

A abertura de grandes empreendimentos na cidade, como dos dois shoppings centers, são responsáveis pela queda no índice de desemprego no município. Isso, claro, reduz ainda mais as ofertas de mão de obra. Por exemplo, só o Blumenau Norte Shopping, aberto em maio deste ano, gerou 2,5 mil vagas diretas. Já o Park Shopping Europeu abriu 2 mil vagas diretas, sendo que 100 ainda precisam ser preenchidas.

Por isso, grande parte dessas oportunidades estão sendo preenchidas por jovens que estão tentando o primeiro emprego. A urgência na contratação e a não obrigatoriedade de experiência aumenta as as chances de quem procura trabalho pela primeira vez. E para suprir a falta de mão obra qualificada, as empresas estão optando em investir no treinamento para qualificar estes jovens.

Texto: Stéfany Pessoa
Imagens: Google/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário