Os trajes típicos alemães são cada vez mais usados durante a Oktoberfest. A tradição data de muito tempo atrás quando os primeiros colonizadores por qui chegaram. Eles trouxeram com eles algumas peças do que costumavam vestir no país de origem deles, pois o clima aqui era outro e por isso não faria sentido usar lã, por exemplo.
Contudo, os trajes usados atualmente muito pouco tem a ver com os originais, segundo a historiadora e coordenadora do Arquivo Histórico de Blumenau, Suely Petry. Ela explica que não há uma única região de onde os imgrantes vieram por isso cada caça e tiro e centro de cultura pesquisou suas origens. Assim, temos vestimentas baseadas na Baviera, Pomerânia e outras regiões da Alemanha, e uma influenciou a outra.
Apesar de já serem famosos e terem caído no gosto dos foliões, esses trajes não são exatamente típicos. Segundo Suely, as vestimentas são parecidas e são inspiradas nas germânicas, mas a maioria é invenção das pessoas que encurtaram as saias, incluíram as tiaras e mudaram as cores das peças. De acordo com a historiadora, "os trajes 'típicos' estão seguindo a moda e mudam conforme o gosto de cada um", tirando o caráter histórico e tradicional da iniciativa.
Por Camila Iara e Marcos Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário