quinta-feira, setembro 15, 2011

UFC se transforma em estádio de futebol

Por Daiani Caroline Coelho
Minotauro cumprimenta torcedores do Internacional
Com o patrocínio de clubes de futebol para lutadores do UFC Rio, a rivalidade das arquibancadas dos estádios brasileiros chegou ao octógono. Uma das mais novas estratégias de marketing foi unir o esporte favorito dos brasileiros ao dos ringues.

Primeiro foi o Corinthians, que fechou o patrocínio com Anderson Silva. Seguindo o exemplo, Internacional e Cruzeiro também decidiram se associar à modalidade. Os gaúchos fecharam uma parceria com o peso pesado Minotauro e os mineiros patrocinaram Paulo Thiago, que lutou na preliminar do evento.



A primeira investida de um clube no universo do UFC partiu do Corinthians. Por meio da 9ine, empresa de marketing esportivo do Fenômeno Ronaldo, o time firmou um contrato com Anderson Silva, que passou a vestir uma camisa especial da equipe antes e depois das lutas. O próximo passo da parceria será o lançamento de uma linha de produtos ligada ao lutador.
Já o Cruzeiro firmou um contrato com o lutador Paulo Thiago até o fim deste ano.
Essas duas investidas, no entanto, ainda são ações isoladas na convergência entre os dois esportes. O Internacional escalou Rodrigo Minotauro para ser o seu representante no evento do Rio de Janeiro. O lutador não ganhou nenhum centavo do clube para usar a camisa do time colorado. Essa “parceria” rendeu uma grande divulgação da luta do atleta Minotauro e sua imagem também foi usada para motivar os jogadores para o jogo da final da Recopa Sul-americana, onde conquistaram o bicampeonato.


Mas nem todos veem com bons olhos essa forma de promover os clubes e também o MMA. Enquanto o ex jogador Ronaldo pulava à beira do ringue no UFC, Anderson Silva ouviu gritos ofensivos ao Corinthians antes de conceder a entrevista logo após vencer o japonês Yushin Okami. Sobre isso, o campeão dos pesos médios, invicto há 14 lutas no UFC, afirmou que espera compreensão das torcidas do mundo da bola. 

Anderson Silva comemora a vitória sobre Yushin Okami vestindo a camisa do Corinthians
O fato é que todo patrocínio, seja a um evento ou a um atleta, é um acordo de parceria, baseado em objetivos que foram cuidadosamente definidos por ambas as partes. Atitudes como a do público do UFC, quando Anderson Silva subiu no octógono usando a camisa do Corinthians, mostram que nem todos estão preparados para entender o apoio dos clubes de futebol aos lutadores, levando para o ringue a rivalidade existente entre as torcidas dos clubes de maneira ainda mais agressiva.

Primeiramente, os lutadores estão defendendo o seu país. Entretanto, aqui no Brasil, o sentimento que envolve o futebol e os clubes é muito forte e até delicado por parte de seus torcedores, que não conseguem perceber se a marca do clube adversário está, antes de tudo, beneficiando o esporte.

Fotos: Google Images

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