quarta-feira, setembro 14, 2011

UFC movimenta as redes sociais e Rede TV se beneficia do evento

Realizado no dia 27 de agosto de 2011 no Rio de Janeiro, o UFC (sigla em inglês para Ultimate Fighting Championship) foi transmitido ao vivo pela emissora Rede TV, pouco tradicional no meio televisivo, mas que foi a mais comentada durante o acontecimento do evento, acompanhado por milhares de telespectadores. Em uma sociedade nacional que está acostumada ao futebol, as Artes Marciais Misturadas (sigla em inglês, MMA) chamaram a atenção do público neste que foi uma realização muito importante para o esporte.

Com nomes brasileiros de peso como Maurício Shogun, Rodrigo Minotauro e Anderson Silva, o Aranha, o país pode ser bem representado no UFC Rio deste ano. Estes lutadores conseguiram chamar a atenção para a realização do evento, pouco tradicional para a audiência regular das emissoras de TV. Com o sucesso deste, muitas outras emissoras se interessaram em obter os direitos de exibição da competição, como a Rede Globo e a Rede Bandeirantes.

Tal fato nos remete a constante luta entre as emissoras pelos direitos de exibição de eventos esportivos, cada vez mais freqüente agora, com o crescimento do segmento e também uma disputa mais acirrada entre as emissoras de televisão. Com uma emissora de pequeno porte com um evento tão bem sucedido, as demais buscam apoderar-se deste trunfo.

Graças a Rede TV, o UFC pôde ser transmitido à grande massa através da TV aberta (o evento também foi transmitido no canal pago SporTV e no canal específico Combate). Liderando a audiência por 14 minutos, a emissora bateu as suas concorrentes com um conteúdo diferenciado, fugindo dos shows e demais conteúdos comumente exibidos. Com isso, centenas de milhares de comentários sobre o UFC foram ganhando espaço nas redes sociais.

No Twitter e no Facebook, a grande maioria dos usuários foi comentando em tempo real os acontecimentos do evento transmitido pela TV, mas que também estava disponível via Stream, meio de se assistir via web, também em tempo real. Porém, para esta, é necessário uma boa conexão.

O evento, portanto, movimentou as redes sociais, que foram comentando, discutindo e discorrendo sobre o assunto, abordando também novas temáticas. Debates como estes são comuns em outros acontecimentos, de maior notoriedade, como o Oscar e o semanal futebol, ou mesmo naqueles direcionados ao público mais jovem, como o VMA ou seriados de TV americanos. E, apesar de ser direcionado ao público masculino, o UFC conseguiu também o diferencial de chamar a atenção das mulheres.

É dessa forma que precedentes são quebrados com grandes realizações como esta: mesmo quem não estava assistindo, sabia o que estava acontecendo. As redes sociais acabam disseminando um novo tipo de jornalismo, mais amador e coloquial, como são as pessoas que estão postando, e as que estão lendo. Também, outros paradigmas e tabus são deixados para trás, como o pouco reconhecimento que pequenas emissoras de TV têm, a prática de esportes pelas mulheres, e o tradicionalismo do esporte nacional.

Saiba mais sobre o UFC no Site Oficial: http://br.ufc.com/

Aluno: Matheus Gritten

Nenhum comentário:

Postar um comentário