quarta-feira, maio 18, 2011

Os quatro cavaleiros do Apocalípse da Comunicação

Por Priscila Gilinski

Foto: Teresinha Moraes
O Jornalista Vito Giannotti em palestra na faculdade Ibes Sociesc abriu as cortinas da realidade vivida na prática, nos meios de comunicação. Distante da teoria da imparcialidade jornalística, socialmente aceita no meio acadêmico.

Através de sua experiência e bagagem profissional transmitiu verdadeiras lições de vida, a primeira é "Temos que aprender com todo mundo." Durante a palestra os focas refletirem sobre a imparcialidade na mídia e a manipulação da população por meio da comunicação.

Relembrando fatos históricos como por exemplo as diretas já, naquele  25 de janeiro quando uma multidão de caras pintadas se reuniu na praça da Sé  em um comíssio exigindo as Diretas Já, no dia do padroeiro da cidade São Paulo.

Enqunto o jornal das oito das Organizaçoões Globo anuncia que 300 mil pessoas se reuniram em um festejo religioso, as nove outros meios de comunicação anunciam se tratar de um comíssio como diz Giannotti : " O dono das Organizaçõs Globo falou que não se notícia e fim de papo. É Uma facada na verdade."

No sentindo literário Vito afirma que a comunicação forma os quatro cavaleiros do apocalípse do final dos tempos,em quatro cavalos: branco, vermelho, preto e amarelo...
"Folha de São Paulo, Estado De São Paulo, Globo e Veja."

Formando o partido da burguesia, eles sim fazem a cabeça do povo, ditam os valores, declara o palestrante que encerra seu discurso de apenas um hora, sintetizando em apenas uma palavra o valor máximo da sociedade atual : " individualismo"

Enfim é isso que a mídia transmite com o seu entretenimento, foi quando usou o exemplo do Big brother e houve movimentacão e rumores na platéia. E explicou a sua visão do jogo de maior audiência na televisão onde só existe um vencedor que passa a perna nos outros em nome do dinheiro". Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário