quarta-feira, maio 25, 2011

O fim do jornalismo impresso? Só depende dos leitores

Muito tem se falado no fim do jornalismo impresso ou o domínio do jornalismo digital. Há quem concorde com alguma das duas ideias. Há quem diga que as duas estão corretas, embora em partes.
As novas tecnologias existentes e disponíveis (agora não mais para os jovens antenados) permitem ler, folhar, copiar e imprimir os jornais a partir das telas do computador. E essa ideia, essa nova ideia, é atrativa para pessoas de todas as idades. Apesar disso, existe essa falta de contato com o jornal físico, com o cheiro do papel e todas características agregadas ao material físico. Fato que, consequentemente, afasta os leitores das bancas.

Se o jornalismo é agil, as mídias digitais tem velocidade dobrada. Fator que leva os veículos de comunicação on line, a uma renovação acelerada, mudando o foco para superar obstáculos e trazer a informação completa em pouco tempo.

De acordo com Vilson Antonio Romero, em seu artigo - O "fim" do jornalismo impresso - publicado no  site Observatório da Imprensa, "No que tange ao faturamento, a participação dos jornais no bolo publicitário no primeiro semestre deste ano chegou a 17,2%, representando incremento de 19,8% na receita, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os jornais do país faturaram R$ 1,65 bilhão com publicidade, segundo o grupo Meio & Mensagem.".

O The New York Times, divulgou que em mais cinco anos a publicação poderá deixar de ser impressa e passar unicamente a ser feita via internet. Por outro lado, já percebeu que os acessos à versão online superam a casa de 1 milhão e 500 mil por dia, enquanto a edição impressa tem 1 milhão e cem mil assinantes.

A diferença entre os números acaba não sendo assim tão expressiva, para justificar o fim do jornal impresso. Afinal, a internet "teoricamente" deveria permitir um acesso bem mais elevado. Aspectos como gratuidade e maior facilidade de se ler o conteúdo deveriam incentivar uma quantidade bem maior de leitores.

A internet, diante do tempo dos veículos impressos ainda é uma criança. Aos poucos tem ganho espaço e é escolhido como veículo e forma de comunicação preferencial, especialmente entre os jovens. Por sua vez, o jornal impresso é veículo consumado, tradicional, portador de informações e opiniões que conquistaram credibilidade durante a história. Talvez por isso o fim das  folhas que não esteja tão perto. Depende apenas, da velocidade que for implicada na utilização e na preferência á internet.

Por Francielle Furtado

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