segunda-feira, novembro 08, 2010

O jornalista e a internet

A Internet mudou a forma de fazer jornalismo. Criou novas possibilidades de captar, armazenar e distribuir informações, nascendo assim, um veículo de comunicação inovador, capaz de compartilhar diferentes formatos e permitir um nível de interatividade sem limites.

O mundo moderno produz uma quantidade cada vez maior de informação, interpretação e opinião este novo jornalismo surge com o crescimento da rede mundial.

Os programas de TV respeitam seus horários na emissora, mas são vistos a qualquer hora nos sites de vídeos, as revistas estão disponíveis nos endereços eletrônicos e os jornais diários podem ser lidos na integra. O tal “furo” de notícia pode ser dado por qualquer pessoa, o imediatismo das informações faz com que tenhamos a sensação de atraso constante. O jornal impresso se aprofunda na notícia com detalhes minuciosos e a rede de forma mais enxuta e direta nos bombardeia de informações. Temos acesso a tudo, a qualquer momento, sobre qualquer coisa.

O jornalismo na internet apresenta possibilidades de conteúdo como nunca existiu em qualquer outra mídia. A limitação do papel sempre foi um obstáculo enfrentado pelo jornal impresso, assim como a atualização de notícias e a impossibilidade de mostrar imagens e sons daquilo que se é contado. Com o jornalismo online atravessamos todas as fronteiras.

Ser jornalista neste mundo virtual é ainda mais complexo, você pode fazer o feijão com arroz, ou pode ser um super jornalista, atualizado, ágil, antenado e bem relacionado. Os jornalistas tradicionais que foram para a nova mídia tiveram que se ambientar neste espaço e aprender o que os recursos da informática podem oferecer para o conteúdo. Talvez este seja o segredo, estar conectado nas redes sociais, ter um mailing completo e estar atento às novidades oferecidas neste universo digital.

Personalidades como Marcelo Tas e William Bonner são algumas das pessoas que aderiram às redes sociais. Uma forma de se aproximar do público, de saber o que pensam a seu respeito e expor opiniões. O profissional nunca esteve tão próximo do seu público, a facilidade de acesso e a rapidez são as ferramentas essenciais neste contato.

Saber o que interessa ao meu público e de que forma eles consomem as minhas informações é o caminho do sucesso. Todas essas facilidades não dispensam a apuração dos fatos. A responsabilidade e a ética precisam estar em primeiro lugar, assim como um jornalista de jornal ou de televisão, a ética faz parte da profissão e não do suporte que você utiliza.

O bom jornalista é capaz de apurar, informar, esclarecer, surpreender e principalmente contar para o seu público o que ele quer e precisa saber.

Por Monique Becker

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