terça-feira, novembro 30, 2010

e-compras

O natal está chegando, e essa é a época do ano em que o comércio vende mais. Comprar pela internet está caindo no gosto do brasileiro, e segundo dados de uma pesquisa realizada pela FGV/EAESP, esse segmento movimenta US$ 60 bilhões, dos quais 29,32% correspondem à venda ao usuário final no Brasil.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa e-bit, o comércio online deve faturar R$ 2,2 bilhões na temporada de vendas de natal deste ano, o que representa um aumento de 40% em relação ao natal de 2009.

Além de sites já tradicionais como Submarino, Mercadolivre e Americanas.com, existe agora uma nova forma de consumo pela internet caiu nas graças do brasileiro: é a compra coletiva. Ela funciona da seguinte forma: A cada dia é apresentado uma oferta com desconto de um produto ou serviço local ou, dependendo do site, nacional.

Garantido um número mínimo de clientes para cada oferta, essas pessoas conseguem descontos. As ofertas só são válidas a partir do momento que o número mínimo de compradores é alcançado. Se esse número não for alcançado, a oferta é cancelada e nada é debitado. Ou seja, você só paga quando a oferta é válida. Um dos sites mais conhecidos do país nesse segmento é o peixeurbano.

Atualmente existem em Blumenau e região quatro sites de compras coletivas, são eles: megaoportunidade, ofertavale, sosoferta e galoinacio. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE Nielsen Online, esse segmento chegou a registrar 5,6 milhões de usuários únicos durante o mês de setembro. Desde o mês Junho foi de 231%. A faixa etária nos sites de compra coletiva é de 25 a 34 anos.

Seja no comércio convencional, ou pela internet, o fato é que o consumidor tem várias opções para fazer as compras de natal. Basta ter disposição para procurar as melhores ofertas.

Por João Paulo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário