domingo, novembro 28, 2010

Conflitos entre gerações

Ainda existem pessoas que acreditam que ficar vinte anos em uma empresa é questão de orgulho. Mas para a geração mais jovem, o importante é estar atualizado. Eles defendem a idéia de que é preciso mudar, inovar, buscar sempre novas oportunidades. Esta é considerada a geração Y, que faz uso constante das tecnologias e se adapta a elas com grande rapidez.


Temos também a geração X, a que fica entre a Y e a Baby Boomer. Essa galera aprendeu com a forma conservadora dos mais velhos, conseguiu mudar um pouco esta postura, e agora, tenta adaptar-se a nova geração. A geração X tenta buscar um equilíbrio entre a garotada que inova tudo e aprende com mais facilidade, e os mais velhos que defendem idéias conservadoras.

É difícil dizer quem está certo e quem esta errado pois cada pessoa tem sua bagagem cultural. Enquanto os mais antigos acreditam que o modo certo é como aprenderam em sua época, a juventude trata esta geração como ultrapassada.

Se os conflitos entre as gerações ocorressem somente nas famílias entre pais, netos e avós, estes poderiam ser resolvidos mais facilmente. 
No entanto, a dificuldade maior é sentida quando esse tipo de conflito começa a ocorrer nos ambientes de trabalho.
As diferentes gerações muitas vezes não se entendem. A Baby Boomer, geração dos mais velhos, aquela que valoriza a experiência, constantemente tem problemas com a geração Y, formada por jovens de até trinta anos. Os mais velhos defendem seu modo conservador, os jovens defendem a atualidade, as tecnologias e inovações. E quem fica mais confusa ainda é a geração X, que fica entre as outras duas.  Esta, não consegue defender nenhum dos dois lados pois um está muito ultrapassado e o outro muito adiantado.

Este é um problema constante na atualidade. Nas empresas existem psicólogos específicos para resolver problemas de conflitos organizacionais. É comum haver conflitos entre pessoas de diferentes idades, pois gerações diferentes têm visões de mundo diferentes.
 O que os especialistas em terapia de grupo e psicólogos recomendam é o diálogo.

É preciso que um se coloque no lugar do outro, pelo menos para amenizar um pouco os conflitos. Esta é uma das dicas para manter a harmonia no ambiente de trabalho apesar das diferenças entre as gerações.

Por: Julcimery Schreiber

Nenhum comentário:

Postar um comentário