quarta-feira, outubro 27, 2010

O carro da comida, o carro da animação

A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa alemã do mundo. E também é a festa do chope. Mas é preciso forrar o estômago de vez em quando para poder sobreviver a tantas cervejas artesanais deliciosas. E também para matar a fome depois de gastar tanta energia desfilando, pela rua XV de Novembro, e dançando, nos pavilhões da Vila Germânica.

Assim também pensava, há alguns anos, um grupo de amigos que sempre emendavam as noites de festa com as manhãs de desfile. Os amigos Marcos Nicoletti e Fabio Fiedler estavam fazendo essa rotina mais uma vez, há cerca de dez anos, quando, ao final do desfile, com muita fome, tiveram a ideia de criar também um carro para desfilar. Mas que carro? Um carro da comida! Juntaram mais alguns amigos, Paulo Klepfel (Paulinho), Victor Rambo Júnior (Rambo) e Moisés Cardoso (Béio), engendraram algumas bicicletas com uma “cozinha móvel” e formaram o Essenwagen, que em português significa justamente Carro da Comida (Essen = comida; Wagen = carro).

Fonte: Blog Cesto de Jornal
Com a ideia na cabeça e o veículo na mão, faltava agora decidir o que iriam servir às pessoas e quem iria cozinhar. Marcos, formado em gastronomia pela FURB, surgiu com a idéia de fazer o X-Alemão, sanduíche famoso na festa, apesar de não ser uma recita típica alemã. Desde seu início, a Essenwagen já distribuiu cerca de uma tonelada de sanduíches. O Cheff Marcos Nicoletti foi ao programa É! Gustavo Siqueira para fazer a receita do famigerado X-Alemão.

O grupo foi oficializado como Essenwagen em 2001. Marcos, Paulinho, Rambo, Béio e Fabio chamaram suas esposas e namoradas e mais alguns amigos próximos até chegar ao atual número de cinquenta integrantes. O ingresso ao grupo é por indicação de amigos já participantes e só podem entrar casais (de namorados também) ou mulheres solteiras.

Os homens da Essenwagen

As mulheres da Essenwagen
O Essenwagen tem um diferencial: as mulheres do grupo vão à frente do carro dançando e distribuindo os sanduíches. A coreografia das meninas é de autoria de Michelle Nicoletti, professora de sapateado do Teatro Carlos Gomes e esposa do Cheff Nicoletti.

A música que o grupo canta durante o desfile é de autoria do grupo VOX3, especialmente para o Essenwagen

TRAJE TÍPICO
Um dos integrantes – e fundador – do grupo, Fabio Fiedler é vereador aqui na cidade de Blumenau. Foi ele quem deu entrada, em 2008, em um projeto de lei que permitisse o acesso gratuito aos pavilhões da Vila Germânica a quem estivese usando traje típico alemão

SANDÁLIAS PERSONALIZADAS
No ano passado (2009), a Grendene, dona da linha de sandálias Ipanema, lançou uma edição especial de chinelos com temas da Oktoberfest. Foi uma edição limitada, como fotos da fachada da Vila Germânica e também do Essenwagen.

Por Bruna de Souza e Monica Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário