A sua construção foi decidida no Pacto de Varsóvia (Moscou 1961) e na noite de 12 para 13 de agosto, do mesmo ano, foi instalada uma cerca de arame dividindo fisicamente a Alemanha. Para a construção foram necessários 40 mil soldados, todos da RDA (Republica Democrática da Alemanha), o lado socialista. Eram 155 km que praticamente ilhavam a porção oriental. Durante o período em que o muro ficou de pé muitas pessoas tentaram atravessá-lo. Destas 276 morreram e 3 mil foram presas.
Um fato determinante para este final conhecido foi que em 18 de outubro de 1989, Erich Honecker, um político conservador foi substituído por Egon Krenz. Que, após 2 meses de protestos populares, foi o responsável por ceder propor a abertura da fronteira, e conseqüentemente a população o derrubou.
Após a derrubada começou o processo de reunificação econômica, social e cultural. Hoje ainda resta, em Berlim, 1,3 Km do muro, esta parte é chamada de East Side Gallery, onde vários artistas do mundo grafitaram.
Pra que o muro fosse derrubado foi necessário que se derrubassem várias outras barreiras entre os governantes. Um fato que ficou para sempre marcado na história do mundo.
Por Marcos Maia Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário