sábado, setembro 19, 2009

Mostra Teatral Ibes

Por Déia Fernandes


A Cia Teatral Teia está a todo vapor nos ensaios das peças que representarão o Ibes no próximo ano, e para que 2009 se encerre com chave de ouro o grupo prepara a I Mostra Teatral Ibes, que será nos dias 27 e 28 de novembro, até o momento devido a falta de apoio da instituição, não tem local exato para o evento, a diretora do Teia juntamente com o coordenador de jornalismo Alexandre Gonçalves trabalham na tentativa de negociação com a Fundação Cultural de Blumenau. Abaixo peças que serão apresentadas e seus respectivos releases:

"As lavadeiras" - Frederico Garcia Lorca (Esquete de 15 minutos) - Lavadeiras conversam enquanto trabalham. Contam acasos provenientes do lugar onde moram, em específico sobre um homem que teve que parar de trabalhar um tempo devido às estranhas atitudes de sua mulher, inclusive a de ficar na ociosidade, sem comer nem dormir. Discorre o assunto de detalhes da vida do casal, envolvendo as irmãs do homem, as solteironas e carolas. Elas deduzem e especulam se a mulher teria outro homem. A conversa é interrompida pela aproximação das irmãs do homem. Passam rebanhos, menos um. A lavação de roupas continua e as conversas encaminham-se para o aspecto pessoal, familiar e afetivo das lavadeiras.

"Sobre Amores e Cigarros" - Marcelo Bourscheid (Monólogo 45 minutos) - Um monólogo que conta a história de Juliana, mulher guerreira revoltada com a vida conjugal que vem levando. Seu grande problema é o fato de não ser mais vista pelo esposo (escritor) como uma mulher e seus encantos, mas apenas como uma dona de casa qualquer. Juliana, no limite, resolve largar tudo e procurar uma vida simples, um recanto a beira mar. Texto dramático e complexo refletindo situações dolorosas que toda mulher pode se sujeitar pelo amor. Comparando em todos os momentos o sentimento amor com um vicio, esse em questão o pelo cigarro. Peça representada pela diretora do grupo desde 2007.



"Queremos Homens" - Déia Fernandes (Esquete 15 minutos) - Cinco mulheres e um ideal: Encontrar um homem capaz de satisfazer seus desejos. Comédia gostosa e com o objetivo de homenagear as mulheres de todos os gêneros. No palco um virgem, prostituta, filhinha de papai, travesti e feminista e entre elas apenas um corajoso homem. Coitado!!

"Bocas que Murmuram" - Paulo Jorge Dumaresq (Tragédia de 59 minutos) - A peça busca estabelecer um conflito entre dois jornalistas de formação ideológica distinta. No decorrer da trama, os jornalistas, ora reafirmam suas posições, ora se contradizem, num jogo psicológico, que ainda inclui a Editora do jornal e um deputado corrupto. Questões relevantes para a classe jornalística, tais como ética, liberdade de imprensa e salário, são abordadas de forma contundente pelos dois profissionais.A intenção de “Bocas que murmuram” é questionar, à luz do teatro, o problema da manipulação da informação jornalística, prática comum na imprensa mundial, seja em que regime político esteja atrelada. Em outras palavras, alertar aos que desejam uma imprensa livre sobre as armadilhas do poder econômico e/ou ideológico, preocupado apenas em fazer valer seus intentos.

Teatro no Ibes


Os objetivos de um Grupo de Teatro, composto por acadêmicos do Instituto Blumenauense de Ensino Superior , não têm a pretensão de transformar os participantes em futuras estrelas do mundo artístico, mais os coloca a par da realidade do teatro, capacitando para que os mesmos possam se modificar enquanto estiverem inseridos em grupo, no relacionamento consigo e com os outros.

Com o intuito de representar nossa instituição junto ao Festival de Teatro Universitário de Blumenau, e em outros eventos, formou-se em junho deste ano a Cia Teatral Teia. Levando em conta a não participação do Ibes em atividades culturais, seria o grupo um grande passo do instituto junto a integração na sociedade e publicidade do mesmo. Infelizmente não é essa a visão da direção, pelo contrário, não acham interessante para uma Faculdade ter movimentos culturais.

O que mais impressiona é que em todo e qualquer questionário (como fizemos no simulado do ENADE) cita as artes como um fator positivo academicamente. É preciso doar um olhar para a cultura senhores diretores do Ibes Sociesc.

Um comentário:

  1. Bacana a iniciativa dos alunos em montar o teatro, estudei no Ibes tentamos e nunca conseguimos, o lugar é fechado para a arte, tomara que consigam. Izabel

    ResponderExcluir