quarta-feira, setembro 23, 2015

O tempo mudou e as gerações quebraram as tradições

Por Sidnei Batista

Foto: Megan Photographi
Nascemos interligados por tradições, mas nem sempre concluímos o nosso pensamento de vida sendo esse projeto. A prova disso está na constituição da minha família, onde ideias consideradas comuns acabaram se perdendo com o tempo e se tornando cafonas nas gerações seguintes. Vamos ser mais direto: os patriarcas compõem uma ligação das filosofias Baby Boom, nascidos entre as décadas de 1945 a 1965, e X, nascidos entre os anos de 1966 a 1977. Todo processo de modificação ideológica se constituiu partindo da perda de valores no modo de ver o mundo pelos mais antigos. A opinião se contrasta com a dos mais jovens, os seus filhos, que olham para o passado sem qualquer vestígio de desejo da volta ao tempo.

Essa é a realidade da minha família, mas também é a de todos os outros lares em qualquer lugar do mundo. Somos frutos dos avanços tecnológicos, que modificaram o pensamento comum e resultaram em uma mudança drástica. No Baby Boom ou X você jamais pensaria na utilização de um celular com frequência. Por outro lado, a Geração Y, nascidos entre os anos de 1977 a 2000, a dos seus filhos, usa a tecnologia como forma de vida. Computadores e celulares se tornaram acessórios de grande importância. E você não precisa notar essas mudanças apenas dentro de casa, mas também no comportamento da formação estudantil. Se no passado você utilizasse um celular em sala de aula, seria de imediato encaminhado a diretoria. O mesmo não é a realidade de momento, onde o celular é a principal fonte instantânea de informação.

Na minha família havia a certeza que o casamento deveria ocorrer logo após os 18 anos e quem não pensasse desta maneira teria uma desvirtuação sexual. A recíproca persistiu por décadas, mas os seus filhos comprovaram a diferenciação dessa ideologia. Com o foco voltado ao lado profissional, muitos não pensam mais em se casar antes dos 25 anos. As tias mais saudosistas até questionam, mas sabem que o tempo mudou e as gerações não carregam todos os seus ideais. Outro bom exemplo é o casamento. No passado o laço matrimonial precisava persistir pela vida inteira, porém, na atualidade a separação não é vista como problema, mas sim solução. Tudo isso comprova que não foi apenas a tecnologia que avançou. As pessoas evoluíram a ponto de entender que a felicidade não se prende a uma tradição. O único problema, que pode afetar as gerações posteriores, é o limite das situações. Mas isso só o futuro poderá responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário