domingo, outubro 06, 2013

Convergência: Novidades e um pouquinho de nostalgia


Edifício Victor Civita, sede da MTV
(Foto: Diogo Moreira/Futura Press
30 de setembro de 2013. Era o dia marcado para a MTV Brasil deixar a TV aberta, e assim foi. Depois de 23 anos levando ao país o supra-sumo da musica nacional e internacional eis que o fôlego não era mais o mesmo. Além da volta da marca para a Viacom, não se via mais no canal aquele choque das novidades e interação de tempos atrás. Depois do MTV Overdrive, criado como uma espécie de YouTube particular da emissora, seguiu-se apenas uma estrada sem fim até...o fim.



É a consequencia da modernidade, da tal convergência midiática que vai fazendo tudo e todos estarem com os olhos voltados para a internet que aproxima pessoas e volta tudo para o virtual. No distante 1995 (ano de surgimento do Windows 95) você imaginaria em ler livros, jornais e revistas no computador? E se comunicar em áudio e vídeo com pessoas até fora do país? E a tela sensível ao toque, imaginou ter uma destas?

Pois é, hoje, quando recordamos do tempo dos discadores (TerraPopClicRBSUOL e tantos outros)  lembramos de tempos “heróicos”. Baixar músicas e ver vídeos eram verdadeiras missões e quedas no sinal eram constantes. Não havia essa total dinamização do jornalismo em tempo real, que permitia que a informação saia fresca como pão recém-assado . Não é muito tempo atrás, coloque-se no distante 2001. Onde as conexões ainda eram lentas e os meios ainda evoluíam.

Estradas interrompidas, informação não para
(Foto: André Luiz Bonomini)
Em 2008, experimentamos o real avanço de todos estes meios. Não importava o ponto onde estava acontecendo uma tragédia, a necessidade de um auxílio para Blumenau e a transmissão de notícias da situação da cidade durante a catástrofe provou que os já consagrados radioamadores da CRB (Clube de Radioamadores de Blumenau) não estavam sozinhos. Claro que eram tempos em que informações abundavam de qualquer fonte e em muitos casos não se havia nenhum pingo da ética jornalística para discernir o verdadeiro do falso. Coisa que se repete até hoje com muitos “aventureiros da informação” em tempos de enchente.

Assusta toda essa ciranda que só cresce em nosso meio? Hoje mal podemos nos imaginar sem nos informar em sites jornalísticos como Santa e ND Online, muitos provavelmente teriam um troço ao ficar um dia sem ver Facebook Twitter e postar algo. Realmente nos espantamos com a evolução da maneira de se informar e mostrar quem você é para o mundo. Muito do que vivemos ficou na nostalgia e o tempo que vivemos não tem mais limites...Ou, será que ainda tem?

Por: André Luiz Bonomini

Nenhum comentário:

Postar um comentário