quarta-feira, outubro 31, 2012

Gestão de pessoas e gerações.

Por Adriano Lins

O processo de crescimento das organizações demonstra que o foco não é apenas resultado, e sim as pessoas. Assim é primordial que as empresas conheçam, identifiquem e contratem profissionais de todas as gerações para compor seu quadro funcional. As peculiaridades de cada geração são imprescindíveis.

A geração dos Baby Boomers é mais centrada, ideal para desenvolver o trabalho de maneira linear e pontual, contribuindo no crescimento da organização. Elas conseguem identificar a divisão das gerações e fazer análises criteriosas em relação às mesmas, ainda que tais não sejam coerentes para os objetivos da empresa. Valorizam sua identificação com o trabalho de forma menos dependente das possibilidades de crescimento profissional.



Em contrapartida, a geração X tem demonstrado grande competência e a valorização do crescimento profissional é evidenciada. É importante que essa geração estabeleça relações de parcerias com as demais, obtendo uma adequação mútua de flexibilidade e companheirismo no ambiente corporativo.

Contudo, a geração que mais tem mostrado um potencial de crescimento é a geração Y, já que ela possui um grande número de informações e criatividade, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades com maior desempenho e obtenção de êxito nas funções desenvolvidas, é importante considerar as diferenças de faixa etária, tendo em vista a distinção posta em cada realidade para o sucesso organizacional.

Nesse contexto, à gestão de pessoas é o responsável por promover a minimização de conflitos, considerando as pessoas, mantendo uma administração de qualidade e desempenho satisfatório, uma vez que o maior desafio proposto atualmente no que se refere às gerações tem sido à busca de integração entre as mesmas.

Ainda mais que uma nova geração está adentrando as organizações. Trata-se da geração Z, formada pelas pessoas que nasceram a partir de 1990, traz consigo o domínio dos principais avanços tecnológicos e os meios de comunicação mais sofisticados, como o, Twiter, Facebook, MSN e outras redes sociais. Denotando estar totalmente integrada com as tecnologias. Por isso a gestão de pessoas deve propiciar situações de integração, dinamizando mecanismos com o intuito de identificar as características e os talentos de cada geração, assim proporcionando a construção de um clima favorável à satisfação pessoal acompanhando a geração de lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário