quarta-feira, setembro 12, 2012

Eleições aderem totalmente ao 'poder digital'


Desde 2006 quando foram banidas as propagandas eleitorais em bens públicos, os candidatos buscam novas formas de fazer suas campanhas. Uma delas é a colocação de placas em áreas particulares, autorizadas pelo proprietário. Mas algo que vem crescendo é a propaganda online, que além de não faltar recursos, muitos meios são gratuitos e não poluem o meio ambiente.
Em Blumenau grande parte dos candidatos já se adequou. Alguns um pouco menos, mas outros usam bastante deste artifício para fazer suas campanhas, seja no Facebook, twitter, sites, blogs, entre outros.
Conhecido como o ‘Vereador de Verdade’, Vanderlei de Oliveira tenta a reeleição a Câmara de Blumenau pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O candidato apostou pouco, mas usa de mídias online para divulgar seu material. Seu site e seu blog são focados no dia-a-dia na câmara, e não são usados para fins de campanha. Já nas suas redes sociais, como facebook, twitter e seu canal de vídeos no youtube, o candidato interage bastante.

FábioFiedler, candidato pelo Partido Social Democrata (PSD), também tenta se reeleger. Apesar de sua campanha abranger vários recursos, como colocação de placas, bandeiraços, dingles em caixas de som, Fiedler também apostou nas mídias online para divulgar seu material. Seu site é atualizado quase que diariamente, com posts falando sobre os acontecimentos do dia-a-dia de sua campanha. Seus menus contam sua trajetória e possui espaço para sugestões e até downloads do jingle de sua campanha e outros. Já seu Blog é focado em seu dia-a-dia na câmara, e não é usado para fins de campanha. O candidato também costuma interagir em suas redes sociais, como facebook, twitter, flickr e youtube.

Já o candidato Gilberto Kistner do Partido Popular Socialista (PPS), mais conhecido como ‘Nei’, preferiu não utilizar as midias digitais e só mantém seu facebook com poucos posts relacionados a candidatura.


Por Fagner da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário