sábado, novembro 12, 2011

Um final de ano mais doce...

Por Helena Marquardt

Com a proximidade das festas natalinas a venda de roupas, brinquedos e eletrônicos já começa a aumentar consideravelmente, mas no final do ano não são só as lojas que faturam com a venda dos tradicionais presentes. Em Ibirama por exemplo, a doceira Leonilda Schwaderer, de 71 anos, já começa a trabalhar dobrado para atender as encomendas que não param de chegar.

São bolos, tortas, bolachas e várias outros pratos que ela prepara com todo o carinho para tornar o final de ano das famílias e empresas ainda mais gostoso e especial. A doceira, que sempre gostou de cozinhar, conta que há cerca de 30 anos viu na culinária uma forma de ganhar dinheiro. Começou fazendo alguns salgadinhos e cucas e vendendo para os amigos, mas a partir daí nunca mais parou.

”Fazia porque adorava cozinhar, mas os conhecidos acabaram me indicando para outras pessoas, e estas para outras. Quando vi, já estava trabalhando com isso” lembra.

No inicio tudo era muito improvisado, e hoje apesar de continuar trabalhando em sua casa, na rua Dr. Getúlio Vargas no Bairro Bela Vista, ela pode com os lucros das vendas, reformar a cozinha, que agora é mais espaçosa e adaptar o lugar com alguns balcões feitos sob medida onde ela decora as guloseimas. Com o dinheiro do seu trabalho realizou ainda outros sonhos que tinha desde moça. "Tenho muitos clientes que sempre encomendam algo mas conforme vai chegando o Natal, tenho tantos pedidos que as vezes nem dou conta” afirmou.

E com o esforço e talento de dona Leonilda, o negócio deu tão certo que já em Novembro ela teve que pedir ajuda de uma amiga para colaborar na preparação das delícias que vende no Natal.

Já peço que encomendem bem antes das festividades para eu ir me organizando, mas sempre aparecem pessoas querendo algum prato de última hora e trabalho até a véspera do Natal. Nessa época faturo o dobro do restante do ano” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário