sábado, outubro 22, 2011

Turistas alegram desfile na Rua XV

Por Daiani Caroline Coelho e Camila Tibes

Mais de 650 mil pessoas são esperadas na 28ª Oktoberfest de Blumenau, o que corresponde a um crescimento de 15% em relação a edição passada. Grande parte do público da maior festa alemã das Américas é composta por turistas do próprio estado de Santa Catarina, seguido por visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre outros Estados.

Essa grande demanda de turistas durante o mês de outubro movimenta ainda mais o comércio da cidade, além, é claro, da hotelaria. Esse aumento no movimento dos hotéis pode ser percebido não apenas em Blumenau, mas também em cidades situadas a até 70 quilômetros de distância.



Os turistas que vêm para Blumenau aproveitam, além da festa no Parque Vila Germânica, para conhecer pontos turísticos da cidade, como o Museu da Cerveja e as cervejarias artesanais.

Outra atração que agrada bastante quem visita Blumenau, e que não pode faltar quando se fala em Oktoberfest, são os tradicionais desfiles pela Rua XV de Novembro.

Durante o mês de outubro, seis desfiles fazem a alegria dos blumenauenses e encantam os turistas pela sua riqueza cultural e também por trazer as tradições germânicas para perto. São 16 carros alegóricos oficiais e centenas de participantes que, durante o desfile, incorporam os personagens dos antigos colonizadores.
 
Para quem vem de outra região de Santa Catarina ou até mesmo de outro estado, os desfiles também podem ser encarados como uma verdadeira aula de história germânica. Os detalhes dos carros alegóricos e, principalmente, o cuidado com que muitos participantes tem com os trajes típicos, tornam o desfile algo único.

É o caso da Wurstwagen, o carro da linguiça. Para essa edição da Oktoberfest, os trajes receberam uma nova modelagem para ficarem ainda mais próximos dos tradicionais. O mais interessante é que quem confeccinou esses trajes foi Marlene Gesser, a co-piloto da Choppmotorrad.

A atenção e preparo antes do desfile também merece destaque. Meses antes os carros alegóricos já começam a ser montados. Neste ano, a enchente que atingiu o Vale do Itajaí prejudicou muito os trabalhos, que já estavam em fase final. Mas, pergunte para um turista se ele encontrou algum problemas nos carros que passaram pela Rua XV. Com certeza, a resposta será não.

Alguns turistas baianos estavam na Rua XV de Novembro e esperavam o desfile com ansiedade:

(Entrevistados: Luciana, Jonas e Rose)

Já os turistas de Niteroi (RJ), depois que assistiram o espetáculo, tiveram suas expectativas superadas:

(Entrevistados: Maria Amélia e Adolfo)

E, devido a sua tradição, cultura e beleza que o desfile e a Oktoberfest encantam os turistas, que depois que visitam a festa, sempre querem voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário