terça-feira, maio 10, 2011

Analise Folha de Blumenau

O site Folha de Blumenau se propõe a ser um jornal diário online e com edição impressa semanal.  Nele são divulgadas noticias e acontecimentos de Blumenau e região. Ao analisar o seu conteúdo e a sua interatividade com novas mídias e a acessibilidade para deficientes costa-se que o layout da página principal é pobre. A diagramação faz com que as noticias sejam locadas de forma não uniforme, somado a isso a aba para as editorias ficam alocadas no final da página de forma a dificultar a navegação .  Existe ainda algumas legendas de fotos e vídeos que saem da caixa de diálogo.
  Não é possível a leitura das noticias que estão na edição impressa por não assinante do mesmo, o que inviabiliza a idéia de um jornal online. O não assinante tem a opção de leitura de uma edição digital em flash, que se abre em uma nova página. Além dessa opção ficam disponíveis ao leitor as notícias do “plantão folha”.
 O site não disponibiliza um acesso facilitado para os usuários de programa de leitura usado por deficientes visuais, assim como o seu layout não facilita encontrar as notícias uma vez que a sua versão digital é em flash e não há como o programa fazer a leitura por esse meio.
 Na pagina central não há uma padronização das fontes, onde pode se encontrar até três tonalidades diferentes de cores para os textos e mais algumas para os títulos. A única padronização se encontra no jornal digital, que segue o padrão impresso sem nenhuma interatividade com o leitor.
 A folha de Blumenau disponibiliza no alto da pagina o link para o twitter e facebook, assim como duas caixas uma de cada lado da pagina, onde mostra as ultimas atualizações.


 Fica claro para qualquer visitante a dificuldade de se navegar pela página da Folha de Blumenau, a sua versão digital foge do padrão de interatividade que se procura ao buscar noticia em um meio digital. O internauta tem pouco material visual, assim como não pode se aprofundar nas matérias. O uso das novas mídias limita-se ao Twitter e Facebook, com links paras as matérias existentes no site. A acessibilidade por deficientes visuais é praticamente nula.

Dimas F. Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário