quinta-feira, dezembro 02, 2010

Web jornalismo

O jornalismo tem passado por profundas mudanças nos últimos tempos e muito se deve ao avanço da tecnologia e a popularização da internet. Se há algum a tempo a divulgar fatos e distribuir informação era exclusividade para jornalistas profissionais, e ao restante da população caberia o papel de consumidor de informação em três suportes diferentes: jornal, rádio e TV, esse tem ficou no passado.


A internet absorve todos os meios de comunicação. É possível ouvir música, assistir vídeos e programas exclusivos e até ler o jornal. As grandes redes de TV estão internet como G1, da rede Globo; e R7, da rede Record, emissoras de rádio  e jornais que possuem versão impressa e on-line. Ou no caso do jornal do Brasil, um dos mais antigos do país, somente a versão on-line já que não circula mais a versão impressa.

Mas podemos ir além. Hoje com tantos canais a disposição para se comunicar até mesmo um leigo pode dar informação e furar os meios tradicionais usando redes sociais como, por exemplo, facebook, Twitter e o Orkut atingindo um número tão grande pessoas quanto os profissionais da imprensa. Principalmente se levado em conta o número de celulares no Brasil, mais de 157 milhões. Quase todos com acesso a internet.

A principal diferença é que o jornalista por formação tendem a obedecer à agenda da grande imprensa, enquanto os amadores seguem os impulsos e critérios próprios. Caberá ao webjornalismo a missão de ser imediato factual e ao rádio e a TV ser mais analítico dando mais atenção para os desdobramentos da notícia. Além da credibilidade que as empresas jornalísticas pregam e da ética profissional guiada pelos conceitos do jornalismo para checar antes de publicar.
 
Por Eneias Mutte

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