Comércio e compras
Muitas pessoas se antecipam nas compras e deixam o Papai Noel mais descansado nos últimos dias, mas é uma pena que somente 30% dos compradores façam isso. As lojas até estão fazendo promoções e prazos para quem antecipa o natal, comprando antes seus presentes. A vantagem de comprar antecipado é a tranqüilidade na escolha do presente.
Nas lojas, o setor de artigos de decoração foi o mais procurado. É tempo de enfeitar a casa, montar a árvore e escolher as novidades que este ano enchem as prateleiras.
O comércio fica com as portas abertas até mais tarde já a partir deste começo de mês, para garantir um inicio de 2011 com muita animação, e fechar 2010 com faturamento maior que 2009. O aumento de vendas esperado é de 15% a 20%neste final de ano.
Neste mês de novembro os artigos de natal são a bola da vez,pois é tempo de enfeitar a casa, montar a arvore e iluminar a casa.
A cidade de Blumenau com mais de 300 mil habitantes, tem tradição natalina de enfeitar a cidade popularmente alemã. Os pontos turísticos da cidade são destacados, a prefeitura, por exemplo, com sua arquitetura germânica fica linda, toda enfeitada de verde dourado e vermelho.
A grande maioria dos moradores de Blumenau gosta de pechinchar, e é isso que faz os preços serem competitivos, por isso 70% da população não sai da cidade para comprar os presentes de final de ano.
Junto com o habito de pechinchar vem também um velho habito de guardar as moedas. Os brasileiros gostam muito e pode render uma fortuna, mas também mexe na economia da cidade e do país. Os famosos cofrinhos que só são abertos no final do ano, deixam moedas paradas, e fora do mercado, por isso a falta de troco na maioria das lojas.
Segundo uma pesquisa feita pelo Banco Central, um a cada quatro brasileiros guarda moeda em cofrinho, isso conta em torno de 16 milhões de moedas em cofre caseiros, sem circular.
A atitude de muitas pessoas está gerando um grande problema para o comercio, que sofre com a falta de troco. As moedas fazem a rotatividade na economia, pois esse “material moeda”dura em torno de 30 anos ou mais, e já foi feita em metal para passar de mão em mão e não se desfazer ou rasgar como o papel. Significa que quando foi feita a era intenção que ficasse no mercado.
Uma poupança em banco rende em torno de 6% ao ano, pode ser pouco, mas se for depositado as moedas guardadas em casa a cada dois meses, pelo menos, no final do ano a poupança irá render mais do que o cofrinho que não tem crescimento nem de 6%.
Vamos economizar sim! Mas com consciência!
Por Laide Braghirolli - Acadêmica de Jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário