quarta-feira, novembro 17, 2010

Conflito: Novas gerações no mercado de trabalho

Conflitos sociais sempre existirão em qualquer lugar do mundo e os corporativos são os que mais dão dor de cabeça. Como conviver com as diferenças entre sexo, raça, credos, orientação sexual, idade e os mais diversos perfis no mercado de trabalho? Eis o conflito das gerações.

Em algum momento de sua vida você deve ter se perguntado: O que estou fazendo aqui? Novas gerações surgem com a cabeça voltada para o mundo, pessoas extremamente ativas e ligadas a novas tecnologias e informações. Pessoas que conseguem acompanhar a velocidade do mundo digital. Para muitos, eles até falam outra língua, e falam mesmo, a linguagem das novas gerações denominadas X e Y.

Para o pessoal Y, o trabalho deve ser relevante. Para a geração X, liberdade é o fundamental.

Os mais antigos acreditavam que fazer carrerira na empresa e permancer nela por vários anos, era o objetivo a ser buscado. As novas gerações pulam de empresa em empresa buscando desafios e a oportunidade de explorar seus conhecimentos. E quando essas três gerações trabalham juntas é que percebemos o quanto os valores de cada um pode ser afetado.

Aceitar que o novato dê ordens a alguém que faz parte da empresa a séculos é o correto? Se ele estiver preparado para isso o jeito é ceder.

Ser demitido do lugar onde você dedicou anos de sua vida porque alguém mais capacitado preencheu sua vaga é o fim do mundo? Pode até ser, pra você, porque para o mercado novas contratações significam mais rendimento e visão de mercado. E essa rotatividade vai aumentar com o grau de globalização, onde novos conflitos surgirão.


Independente das diferenças, existem algumas linhas que podem e devem ser seguidas, ou seja, as coisas em comum ou os valores que são universais. Valores, esses, denominados regras ou normas da empresa. E são elas que determinam qual será o comportamento do indivíduo na empresa ou no mercado de trabalho.

Se a normatização não funcionar, vale o bom senso. Conviver em paz faz bem em qualquer ambiente, seja no trabalho, na faculdade... Sempre existirá alguém mais "ligado" que você. E viva a diversidade!

Por Rose Leite

Um comentário:

  1. Ola Rose!
    Cuidado com a repetição de palavras, como a "conflito" no 1° parágrafo por exemplo. Faltou tbm colocar os marcadores na postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir