Em notícia publicada no portal do Terra , um dos mais importantes designers do mundo, Manolo Blahnik, comentou em entrevista a uma revista inglesa que um bom salto alto pode até salvar um casamento.
Mas as amantes destes sapatos devem ficar atentas, pois o uso demasiado no dia-a-dia pode trazer sérios problemas à saúde. Os primeiros sinais são as dores nos pés e os calos. Mas pode ser também um aviso para causas mais graves como lesões na coluna, nos joelhos e tendites.
Segundo especialistas em ortopedia, o sapato de salto é o calçado menos indicado para usar diariamente, pois provoca uma sobrecarga dos tendões e ligamentos dos pés, tornozelos e pernas. Com calçados altos, a pessoa coloca praticamente todo o peso no antepé - parte da frente do pé - e nos dedos. Por isso, o ideal é usar salto alto o mínimo possível.
Para evitar que os problemas se alastrem pelo corpo todo, o recomendado pelos médicos é o uso de calçados com no máximo cinco centímetros de altura e com largura suficiente para dar estabilidade ao calcanhar. Eles deve ser também confortáveis e não apertar a ponta dos pés.
Para quem gosta de trabalhar de salto ou realmente precisa, a dica é ir de tênis ou sapatilha até o destino e colocar o salto alto somente durante o expediente. Assim, as mulheres poderão desfrutar da beleza com mais cautela e saúde.
Por Aline Marquardt
Nenhum comentário:
Postar um comentário