quarta-feira, outubro 27, 2010

O avanço de acesso à internet

Pessoas e a divulgação de informações – a interação e transmissão de dados relevantes é conhecida desde sempre pelo homem e a necessidade de fazê-lo, é cada vez mais importante. Com formas limitadas e restritivas de passar adiante as notícias, estavam sujeitas a censura e a alteração da realidade, trabalhadas para vender uma história diferente. Em 1960 surgiu a idéia de uma rede mundial de computadores, que originou o que hoje é a internet.

Com o passar dos anos, a rede acabou se popularizando. O Brasil possui mais de 67,5 milhões de usuários. O mundo neste ano ultrapassará 2 bilhões, aproximando-se de um terço da população mundial. O primeiro contato de novos internautas acaba sendo as redes sociais.

O usuário e a internet

Nos primeiros acessos: a tentativa nas redes sociais. Muito popular no Brasil, o Orkut acaba sendo um dos principais canais de contato dos novos integrantes, tem hoje em torno de 35 milhões de usuários no planeta. O serviço de microblog Twitter (que permite o registro de frases de até 140 toques no teclado) também tem se popularizado. De 2009 para 2010 o serviço teve crescimento de 1460%, chegando aos atuais 44,5 milhões de pessoas. Estes canais acabam sendo muito utilizados para disseminação e divulgação de opiniões e de páginas pessoais, como Blogs.

A geração de conteúdo próprio promove grande revolução no acesso ao atual. Diariamente os internautas acabam realizando um grande filtro de relevância de conteúdo, escolhendo que sites de notícias, blogs e quais perfis do Twitter seguir. O contato facilitado com o público permite a grandes veículos e entidades, divulgarem suas marcas e idéias, usando o espaço para promover conceitos e opiniões.

Os resultados

Uma das grandes marcas das eleições presidenciais americanas, em 2004 foi pela primeira vez, o uso em massa da internet para promoção de um candidato. O democrata Barack Obama teve muitos esforços direcionados para esse veículo. Foi considerado o principal instrumento de captura de recursos para a campanha e conquista de votos pelo público jovem, que o elegeu. Mais próximo a nossa realidade, Marina Silva que concorreu a presidencia do Brasil, foi uma forte candidata com pouco tempo de propaganda eleitoral, se apoiou e apostou na rede para promover sua campanha - obtendo resultados. Alcançou picos de 80% de relevância da sua marca na web, contra 58% de José Serra e 57% de Dilma Roussef. Com este resultado, saltou dos iniciais 4% nas intenções de votos, chegando a 20%, com mais de 19 milhões de votos que foram decisivos para o segundo turno.

A internet gera a todo tempo informações, sendo recebida e repassada pelos usuários como verdades. Idéias benéficas ou negativas sobre pessoas e marcas são promovidos constantemente. O sucesso de divulgação e aceitação pelo público cria coro, que altera a opinião popular em muitos momentos. Uma mesma informação pode ser vista por vários ângulos de forma facilitada na web. Cabe aos usuários utilizarem das notícias disponíveis.

Ter acesso as informações, questionar o que foi recebido - confirmar por fontes oficiais e manter a veracidade ao divulgar os fatos. Todos os usuários acabam tendo importância fundamental no dia-a-dia da rede. Os jornalistas são referência, gerando conteúdo próprio, transmitem com a segurança necessária e imparcialidade para que, cada usuário possa tomar conhecimento sobre os fatos, antes de passá-los adiante.

Por Fabrício Theophilo

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