quarta-feira, outubro 06, 2010

Livros - Por que não lê-los?

Televisão, vídeo games, internet e todas as suas redes sociais, cinema. Com tudo isso, quem perderia seu precioso tempo lendo um livro?

Aí é que está!

O jovem de hoje em dia não perde mais seu tempo com livros, não passa mais seu tempo sozinho, a não ser que seja em frente ao computador conversando com várias pessoas.

A cultura mudou, o conhecimento mudou. Não se fala mais em Machado de Assis, José de Alencar, Augusto dos Anjos e nem ao menos em autores pouco conhecidos, mas com ótimas obras.

O livro, até mesmo um mais simples, abre a mente de qualquer um. Só ele faz com que possamos imaginar a cena, as personagens e suas vozes.

Na maior parte das vezes, livro vira filme e vice-versa. Alguns curiosos, como eu, gostam de conhecer os dois. Penso que, se de qualquer forma saberei o final após ver um ou outro, o interessante seria primeiro a leitura. Com ele, posso imaginar tudo. Se assisto ao filme primeiro, todos os seus detalhes já aparecem em minha mente na hora de ler. Lembro das características da personagem, da voz, das roupas, da fisionomia, do local. Perde-se a graça que só um livro pode nos dar.

À esquerda o livro e a direita o filme de Comer, Rezar, Amar

Acredito que uma das dificuldades de quem gostaria de ler mais e não consegue está ligada aos preços não tão baixos.

O negócio é procurar. Hoje, são diversos sebos espalhados por todos os lugares. Os livros são usados, mesmo assim, é possível encontrar muitos deles com qualidade e com um custo bem mais acessível.

Quem possui conta universitária em qualquer banco tem também a vantagem de obter descontos na hora da compra.

Há ainda a opção dos ebooks, que são os livros baixados pela internet. Muitos deles, gratuitos, para os que não abrem mão do computador.

Outra dica é ficar de olho nas ofertas. Esta semana, por exemplo, há uma promoção na Livraria Catarinense, em Blumenau. Nas prateleiras destacadas, compram-se três livros por um ótimo valor. Não são clássicos, mas há obras muito boas. Eu mesma comprei três e recomendo: Vale à pena.

Afinal, cultura e um pouco a mais de conhecimento nunca é demais!

Ana Paula Garcia
Estudante de Jornalismo do 6° semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário