quinta-feira, novembro 26, 2009

O Filho do Brasil?

A première do filme "Lula - O Filho do Brasil", dirigo por Fábio Barreto, foi exibida na semana passada, em evento realizado pelo 42º Festival de Cinema de Brasília. O que deveria ter sido uma festa com toda pompa para a primeira exibição pública do filme mais caro da história do cinema brasileiro acabou sendo marcada por reclamações e protestos. Entre os 1.320 lugares do Teatro Nacional, o Planalto havia reservado mais da metade apenas para autoridades e convidados. Entretanto, parece que muita gente entrou de furo, uma vez que pouco antes de começar a projeção, com dezenas de pessoas sentadas nas escadas e corredores, o diretor teve que subir no palco e pedir para que algumas pessoas deixassem o lugar, pois os atores não tinham onde sentar para assistir à película, no que foi completamente ignorado e vaiado. A noite também foi marcada por um protesto de manifestantes contra a extradição do italiano Cesare Battisti, acusado de quatro assassinatos.
O longa-metragem custou um total de R$12 milhões para produção, e deve estrear em 400 salas de cinema de todo o Brasil no mês de janeiro. O objetivo declarado de Barreto com o filme é bater o recorde histórico de bilheteria do cinema nacional.


CONVENHAMOS...

O filme tem todo o potencial para ser mais uma historinha utópica e encharcada de sentimentalismo, maquiada com clichês apelativos e omissão de fatos relevantes. Além de tudo isso, servirá de propaganda em 2010. O trailer já dá uma prévia dos conceitos que serão falsamente impostos na cabeça de muitos brasileiros. Confira:



por Camila Iara Marcos

Um comentário: