sexta-feira, outubro 09, 2009

Todos os homens do presidente

Por Camila Suellen de Oliveira

Na última sexta-feira ( 02/10/2009), o professor Alexandre Gonçalves trouxe para os acadêmicos o filme Todos os Homens do Presidente. Baseado em fatos reais, o filme relata um escândalo de Watergate, ocorrido em Washington no ano de 1976.



Tudo começa com uma invasão ao edifício de Watergate, onde cinco homens são pegos com câmeras e microfones que seriam utilizados para espionagem política, os cinco invasores eram ligados ao FBI e à CIA. Este fato ocorre cinco meses antes da reeleição do presidente republicano Richard Nixon, entretanto o fato não interferiu para que Nixon fosse reeleito, mas as suspeitas de que ele estivesse envolvido no caso Watergate só aumentavam.

Os dois jornalistas investigativos do The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein entram em cena para desvendar o caso. Eles utilizam várias fontes, sendo uma delas o Garganta Profunda (um homem) que aparecia para o Bob fazendo-lhe revelações, eles costumavam se encontrar em um estacionamento do shopping sob a luz de um esqueiro.

Após investigarem o caso e colherem informações com as fontes, os jornalistas publicam várias notícias no jornal, o que ocasionou mais tarde a renúncia do presidente Nixon em 1974.

O filme nos mostra com clareza que na época os dois jornalistas tinham que correr atrás das informações, o que não é comum nos dias de hoje, pois as redações atuais acabam remodelando as notícias, os dois jornalistas mostram o lado investigativo do jornalismo, ser jornalista é ser comprometido com a verdade e com a busca incessante da notícia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário