Por Karin Bendheim
Nessa última sexta-feira à noite, dia 18, nós do segundo semestre do curso de Jornalismo do Ibes Sociesc, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações do Jornal Santa Catarina, situado em Blumenau, do grupo RBS. Esta foi mais uma etapa cumprida dos objetivos iniciais da disciplina de Introdução ao Jornalismo, lecionada pelo professor Alexandre Gonçalves. O objetivo principal é mostrar a nós alunos as diversas áreas de atuação de um profissional do jornalismo, na prática. Saídas de campo como essas são primordiais aos alunos, pois nos propiciam uma dimensão maior da realidade.
Uma coincidência bacana foi que a primeira parte que conhecemos foi a impressão do jornal, justamente o que estamos aprendendo na disciplina de Editoração Eletrônica. Conhecemos outros setores também, como redação, comercial e arquivo.Algumas curiosidades que indicam evolução também puderam ser observadas, como na redação, que hoje é uma sala ampla sem divisórias, diferente de antigamente. As paredes dificultam a comunicação entre os jornalistas da redação, algo inconcebível entre profissionais dessa área. A comunicação entre redatores e editores deve ser livre. Vale destacar que cada vez mais os jornalistas precisam saber um pouco sobre tudo. Aquele que é especializado em algo e não procura ampliar seus conhecimentos para outros assuntos, esta perdendo espaço.
Outro fator interessante é ouvir de profissionais de renome como do Evandro de Assis, sobre como está o mercado de trabalho para o jornalista, os principais pontos fracos dos recém chegados, a carga horária, a “rotina” dos profissionais e os plantões de finais de semana. Isso nos ajuda a fazer uma autocrítica de como estamos nos preparando para o mercado. É suficiente a nossa dedicação? Suficiente para ser apenas mais uma ou alguém de destaque? São perguntas que precisam de reflexão. E como deixaram explicito os profissionais Alexandre Gonçalves e Evandro de Assis, não se pode esperar para ser jornalista depois de formando, o momento é agora. Para isso nada melhor que começar pela dedicação em sala de aula e claro ir xeretando os diversos suportes midiáticos e seus profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário